InfoTech , 2015 5
Funções sgbd:
Permitir o acesso aos dados de maneira simples;
->Autorizar um acesso às informações a múltiplos usuários;
->Manipular os dados presentes no banco de dados (inserção, supressão, modificação);
O SGBD pode decompor-se em três subsistemas:
->O sistema de gestão de arquivos: permite o armazenamento das informações num suporte físico;
->O SGBD interno: gerencia a emissão das informações;
->O SGBD externo: representa a interface com o usuário.
SGBD
Um banco de dados pode ser criado e mantido por um conjunto de aplicações desenvolvidas especialmente para esta para esta tarefa ou por um ¨Sistema Gerenciador de Banco de Dados de Dados ¨(SGBD). Um SGBD permite aos usuários criarem e manipularem bancos de dados de propósito geral. O conjunto formado por um banco de dados mais as aplicações que manipulam o mesmo é chamado de ¨Sistema de Banco de Dados¨.
. O SGBD deve fornecer ao usuário uma ¨representação conceitual¨dos dados, sem fornecer muitos detalhes de como as informações são armazenadas. Um ¨modelo de dados ¨é uma abstração de dados que é utilizada para fornecer esta representação conceitual utilizando conceitos lógicos como objetos, suas propriedades e seus relacionamento. A estrutura detalhada e a organização de cada arquivo são descrita no catálogo.
. Os usuários sofisticados são usuários que estão familiarizados com o SGBD e realizam consultas completas.
. Os analistas determinam os requisitos dos usuários finais e desenvolvem especificações para transações que atendam estes requisitos, e os programadores implementam estas especificações como programas, testando, depurando, documentando e dado manutenção no mesmo.É importante que tanto analistas quanto programadores, estejam a par dos recursos oferecidos pelo SGBD.