Inforflexo 174 | Page 18

perfeito , cada clichê terá uma característica diferente , e será preciso fazer ajustes de pressão e registro . No caso da automática , todos serão iguais e os ajustes serão muito mais rápidos . Aproximadamente 45 segundos de montagem , sem a montagem da fita dupla-face . No processo automático , o operador fica disponível para outras tarefas e a impressora terá mais tempo de produção , sem precisar parar por montagem incorreta de clichê .
Do lado da automação da impressora , temos hoje sistemas que facilitam a vida do operador . O assistente para troca de trabalho faz com que a própria máquina dê os passos que o operador tem que seguir para iniciar ou trocar um trabalho . Exemplo : o primeiro passo é o tipo de material , depois espessura , quantas cores e assim sucessivamente . E qual a finalidade do assistente ? É ter padrão e que qualquer pessoa possa trabalhar com a máquina .
Outro ponto na automação inteligente é o depósito de dados , a nuvem onde estão as receitas dos trabalhos , com seus parâmetros e especificações . Com eles , vamos interligar várias máquinas . Os dados da topografia e do trabalho como um todo são lidos pela impressora , que faz todo o ajuste de pressão necessário , com desperdício de quase 0 metros de substrato no ajuste de registro e pressão da impressora .
Em seguida , há a supervisão inteligente , que mostra a eficiência geral e de cada trabalho . São sistemas que , da sua casa , empresa ou qualquer lugar , através de dispositivos móveis como celular ou computador , te mostram tudo que está ocorrendo com a máquina . No final do dia ou mês você tem o cálculo preciso de seus consumos .
Isto ajuda a ter no final de cada trabalho os custos usados para imprimir . Tudo está armazenado na nuvem , para controlar a eficiência da máquina . E há a comunicação com fornecedores dos equipamentos . Se a máquina der algum problema , você tem o contato direto para pedir o suporte .
O Estado da Arte em inspeção para impressão flexográfica
A 3M , Patrocinadora Platinum da CIF , teve Jeffrey Adolf , Engenheiro de pesquisa avançada da 3M , falando de “ O Estado da Arte em inspeção para impressão flexográfica ”. Ele iniciou destacando o portfólio da 3M nas áreas de saúde , industrial e diretamente ao consumidor .
Jeff trabalha em um grupo interno na área de inspeção na 3M e passou sua percepção das aplicações das tecnologias flexo existentes , desde caixas de papelão , embalagens flexíveis , rótulos , até informação de identificação . Ele destacou que estimativas atuais indicam que cerca de 40 % de toda a embalagem impressa globalmente é através do processo flexo , com crescimento anual de cerca de 5 %.
Sobre o processo flexo , Jeff ressaltou o conceito básico : preparação de chapa , impressão flexo e acabamento . Cada passo tem seus parâmetros críticos e gera dados , mas eles só serão úteis se forem bem usados . A inspeção faz com que esses dados sejam coletados e analisados para
18
Set / Out de 2021 · Inforflexo