Este é o momento também de expandir os negócios, procurando atender cidades em que existe pouca oferta de crédito para pequenos empreendedores. Se a concorrência está alta na sua localidade, talvez seja hora de pensar em partir para cidades menores e que tenham potencial de crescimento para os próximos anos.
É importante conscientizar seu público antecipadamente, criando campanhas que esclareçam a atividade de fomento mercantil e as vantagens que as factorings podem oferecer a quem está em busca de capital imediato para seguir com os negócios.
As oportunidades são muitas para o universo das factorings, contudo, é preciso manter-se atento aos riscos inerentes ao negócio. A inadimplência vem crescendo bastante nos últimos anos e precaver-se com uma boa análise de crédito é fundamental.
Se quiser saber mais a este respeito, leia o artigo: como mitigar os riscos com a consulta de clientes.
Expansão dos negócios
Oportunidade para atender até os grandes
Dica extra: cuidado com os riscos
A crise econômica não impactou apenas as pequenas empresas, mas também as grandes. 40% das maiores empresas brasileiras terminaram 2016 endividadas, uma grande oportunidade para as factorings.
O volume de recebíveis destas organizações costuma ser alto e pode alavancar os negócios de uma pequena factoring em pouco tempo.
A única questão a ser considerada é o seu poder de compra, já que no fomento mercantil não é possível contar com dinheiro de terceiros para as operações.
E assim o ciclo se fecha de maneira positiva, um auxiliando o outro na manutenção dos negócios neste período de turbulência.