INFORFACTORING SINDISFAC INFORFACTORING 103| Jun 2017 | Page 14

instituições financeiras acabam por limitar o acesso dos pequenos empreendedores.

Neste caso, a factoring entra como uma alternativa viável e bastante atrativa, tendo-se em vista que não são cobrados juros na transação de compra e venda de títulos creditórios. A antecipação de recebíveis é extremamente benéfica para o empreendedor, que pode acessar um valor que receberia no longo prazo de imediato, saldando suas contas sem precisar contrair dívidas.

Maior fluxo de clientes

A instabilidade econômica do país afetou a todos os setores, especialmente os micro e pequenos empresários. Segundo o Sebrae, mais de 600 mil micro e pequenas empresas somavam uma dívida de aproximadamente 21 bilhões de reais no final de 2016.

Entre tantas obrigações fiscais e tributárias, o fluxo de caixa acaba prejudicado e a necessidade de atrair clientes se faz ainda mais urgente. Para não perder as vendas, os empresários aumentam as possibilidades de parcelamento de compras e acabam somando mais uma dificuldade: o recebimento a longo prazo, que afeta o capital de giro.

Esse cenário é particularmente interessante para as factorings, sabia? Fique por dentro das oportunidades geradas pela instabilidade econômica brasileira:

COMO A INSTABILIDADE ECONÔMICA NO BRASIL

PODE SER OPORTUNIDADE PARA AS FACTORINGS?

Com as dificuldades em honrar os compromissos financeiros, as empresas vão em busca de alternativas para reunir dinheiro suficiente para seguirem operando.

A primeira solução pensada sempre são os empréstimos bancários, contudo, os juros altos e as exigências feitas pelas

Fluxo de Caixa em dia

Se todos os setores foram afetados pela crise econômica, as factorings também estão passando por dificuldades. Para comprar títulos você precisa ter fluxo de caixa, certo?

Um bom investimento em marketing e captação de clientes pode ser a solução para que sua factoring passe por essa tormenta econômica sem sofrer grandes consequências, afinal, você estará ligando o útil ao agradável: o comerciante, lojista, empreendedor, precisa vender títulos para manter a saúde financeira. Você precisa comprar títulos para manter a sua.