INFORFACTORING SINDISFAC INFORFACTORING 102 | JAN2017 | Page 10

Cartões de Crédito

Antecipações podem ser oportunidade

uso de cartões de

crédito já está

consolidado no Brasil. De acordo com a Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, em 2015 o montante total de transações foi de 1 trilhão de reais. Somente no primeiro trimestre de 2016 já havia sido registrado um aumento de 13% no uso de cartões de crédito, o que indica o fortalecimento da solução e a adesão de cada vez mais consumidores a esta modalidade de pagamento.

Boa parte dessas movimentações é feita por micro e pequenas empresas, que veem o parcelamento no cartão de crédito uma forma de ampliar a carteira de clientes e fomentar as vendas. Contudo, vender a prazo tem seus prós e contras, já que o comerciante recebe os valores parceladamente, o que nem sempre é vantajoso do ponto de vista financeiro.

É justamente neste ponto que as factorings podem atuar para ganhar competitividade no mercado e ampliar sua atuação: oferecer antecipação de recebíveis para vendas realizadas no crédito.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis já é bastante utilizada por bancos e adquirentes de cartões de crédito. O comerciante vende produtos e serviços a prazo e solicita o adiantamento dos valores mediante o pagamento de uma taxa + IOF.

Essa medida contribui para que o comerciante tenha capital de giro disponível quase que imediatamente, contudo, as taxas cobradas pelas instituições financeiras costumam abocanhar boa parte dos valores a receber.

Entrando neste mercado, as factorings podem oferecer taxas mais atrativas e, com isso, redirecionar os comerciantes que fazem uso dessa estratégia para suas próprias carteiras de clientes.

Por que oferecer antecipação de recebíveis no cartão?

Para a factoring, a vantagem é diversificar as formas de conceder crédito para os comerciantes, garantindo o recebimento dos valores a prazo. É claro que há risco na operação, especialmente em virtude dos altos índices de chargeback nas vendas a crédito, contudo, trata-se de um risco bem menor do que a inadimplência na compra de títulos a receber.

Para os comerciantes, trata-se de uma excelente alternativa para capitalizar a empresa em pouco tempo e assim garantir os pagamentos de funcionários, fornecedores e governo em dia, o que não gera despesas adicionais com juros e multas por atraso. Ter essa opção de antecipação de recebíveis evita a busca por empréstimos bancários, uso do cheque especial ou até mesmo o crédito rotativo do cartão de crédito corporativo.

O

06