Imprensa volume 1, matéria de Webdesign | Page 7

JORNALISMO DE DADOS

Com mestrado recém-conquistado em Tecnologia, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Mariana Segala apresenta sua obra de conclusão de curso: "Siga os números", um manual on-line sobre jornalismo de dados aplicado à cobertura de economia, especificamente de finanças e negócios.

"Embora haja uma infinidade de dados econômicos disponíveis, encontrá-los e manuseá-los pode não ser algo trivial, especialmente para os recém-chegados à área. E foi por isso que "Siga os números" surgiu. Não é um livro de jornalismo econômico, nem de jornalismo de dados. A pretensão deste e-book, na verdade, é ser um manual para familiarizá-lo com o que há de mais simples e imediatamente útil no mundo do jornalismo de dados para cobrir os assuntos de economia", explica a jornalista em seu site.

O manual se dedica às duas editorias do jornalismo econômico em evidência atualmente: finanças e negócios. Nas seções batizadas de "Pacotes de cobertura com dados", o leitor encontrará diversos materiais que buscam ajudá-lo a se familiarizar com o jargão da área quanto com as principais fontes de onde tirar dados em suas apurações

apurações.

De acordo com Mariana, a construção do conteúdo do manual se baseou em uma regra de bolso para jornalistas dos contemporâneos, aparentemente de autoria de Jeff Jarvis, professor de jornalismo da City University, de Nova York: "Do what you do best, and link to the rest".

Mariana Trabalhou por sete anos nas redações de Agência Estado, Brasil Econômico e Exame. Atua como freelancer desde 2013, a partir de Uberlândia (MG) e colaboradora regularmente com publicações como Exame, Valor e Capital Aberto. O manual está disponível gratuitamente no link:

https://sigaosnumeros.wordpress.com

Por Gabriela Ferigato

Interessado em saber mais sobre jornalismo de dados, acesso um curso gratuito clicando na imagem.