Horizontes 2 | Page 17

Mesmo essa matéria sendo praticamente de dicas, ainda existe uma coisa que preciso comentar. Na verdade, se eu precisar eleger alguma destas dicas a mais importante, pode ter certeza que é essa: Dê os créditos! Quando estamos navegando pelo mundo virtual e visualizamos algum conteúdo ou imagem que tenham a ver com nosso nicho, é comum querermos compartilhar no nossos seguidores. Seja uma imagem, uma citação, um vídeo ou qualquer outra forma de conteúdo. O importante é sempre dizer a origem daquele material. Quando somos nós que criamos algo, não há necessidade de sinalizar. Porém, quando copiamos de alguém, sinalize. Além de ser contra a regra dos direitos autorais, para o criador de conteúdo que tem seu material copiado sem ter o reconhecimento devido, é muito frustrante. Se coloque no lugar dele. Você passa horas tentando ter uma ideia de foto ou texto bacana. Depois de muito tempo, consegue chegar em algo que te agrada. Daí você posta e alguém vai lá e simplesmente copia aquele seu trabalho, e posta como se fosse dela. Como seria seu sentimento diante desta situação?

Então não esqueça, seja sincero, e sinalize quem é o criador original daquele conteúdo.

Acho que nesse primeiro momento, já deixei algumas dicas importantes, e mostrei algumas possibilidades que talvez você nunca tenha pensado. Espero que você tenha conseguido entender que no mundo das redes sociais, ela pode ser tanto uma ferramenta de lazer, distração e entretenimento, como também pode ser uma ferramenta empresarial e que atualmente rende muito.

Entrando nesse mundo onde as redes sociais podem servir como ferramenta de trabalho, trago algumas dicas que podem servir de guia para o seu negócio. Você já parou para pensar que todos somos bons em alguma coisa? Sim, todos temos algo a ensinar para o próximo, seja na organização diária ou até mesmo em dicas de estudos. Então, agora que você sabe que se encaixa em algum nicho é hora de agir e reconhecer seu perfil, o próximo passo é criar sua própria página. Se tratando do Instagram um ponto muito importante é que o número de seguidores não importa, o que realmente é relevante é o seu engajamento e interação com o seu público alvo.

Dessa maneira criar uma influência no grupo local em que você está inserido é muito importante, seja na sua universidade, empresa ou até mesmo na sua comunidade, após isso surgem as parcerias locais que dão total credibilidade ao seu currículo futuro, fazendo as chamadas “permutas” (quando você faz propaganda de algo em troca de produtos da empresa) você começa a adquirir experiência e pode começar a cobrar valores consideráveis em outros momentos, mas sem jamais esquecer que você é um iniciante.

Retornando ao conceito de engajamento com seus seguidores, dois pontos devem ser levados em consideração, a realização diária de stories e a consistência com o conteúdo produzido, levando em conta que o objetivo é trabalhar com a internet sua vergonha deve ser deixada de lado, você será uma pessoa pública e todos irão querer saber sobre sua rotina, o outro ponto apresentado e que é muito interessante é a consistência do seu conteúdo afinal você não vai falar sobre culinária em um perfil direcionado a dicas de estudos.

Com essas dicas básicas, mas de extrema importância, você já consegue ter uma base para trabalhar com a internet, principalmente no instagram. Agora é hora de colocar seu projeto em prática e ter persistência no seu objetivo. Vamos trabalhar?!