Facebook e Instagram
Ferramentas e recursos
Se levarmos em consideração que as redes sociais estão presentes na vida de quase todos, é impossível pensar que existem algumas ferramentas desconhecidas que podem transformar uma simples página ou perfil, em um canal para impulsionar um negócio, marca ou personalidade.
Vamos começar pelo Facebook. Você sabe o que é uma Fanpage?
Se pesquisarmos no Google, vamos descobrir que as páginas permitem que empresas, marcas, organizações e figuras públicas se conectem com pessoas. Basicamente, uma fanpage é o canal de comunicação entre uma marca, empresa ou personalidade, com o seu público.
Você com certeza já deve ter visto alguma página bem conhecida, como por exemplo, da Coca-Cola, UCPel, Prefeitura de Pelotas, Anitta, Fátima Bernardes entre outras. Essa foi a maneira encontrada por essas instituições ou pessoas para se conectar com seu público-alvo.
O diferencial desta rede é a quantidade de ferramentas que podem ser utilizadas que ajudam na divulgação do material publicado. Um grande exemplo é o uso das hashtag, que contribuem para o impulsionamento.
Lembra aquele papo de nicho que comentei quando falávamos do Facebook? Pois é, no Instagram, mais do que nunca, o foco de seu conteúdo deverá estar bem definido, já que as hashtags filtram o material por público-alvo. Por exemplo: Se seu conteúdo for de beleza, e você utilizar as hashtags relacionadas, sua postagem chegará para os usuários que curtem esse tipo de material. O legal, é que o Instagram permite utilizar até trinta hashtags por publicação, o que ajuda muito o seu perfil chegar ao público.
A localização é uma outra ferramenta que contribui para o engajamento da postagem.
Mas fique atento ao que você vai publicar no Instagram, pois estamos falando de uma rede visual, de fotos. Nesta rede social, coloque na legenda só o necessário. Ao contrário do Facebook, nada de “textão”.
O mais importante sempre é saber qual o nicho de seu conteúdo. Exemplo: Beleza, entretenimento, música etc.
O Facebook, é uma rede que permite a publicação de vídeos longos e várias fotos ao mesmo tempo. Tem até a opção de criar um álbum. É também a rede do famoso “textão”, já que é possível fazer uma postagem com um grande número de palavras.
Todas essas possibilidades podem ser utilizadas na hora criar uma conteúdo.
Já no Instagram, tanto o perfil pessoal, como o perfil comercial ou de criador de conteúdo, pode ser utilizado como forma de conexão com seu público.
Texto de: Kauã Blank e Tiago Rodrigues.