“A fotografia não é somente alguns cliques, não podemos deixar de tomar alguns cuidados importantes na hora de fotografar”
O projeto Horizontes contou com a participação das alunas do oitavo semestre do curso de Jornalismo, Cristina Moraes, Marina Neutzling e Tamires Brum, e com a participação da aluna do segundo semestre, Graci Borba, também do curso de Jornalismo, porém na versão EAD, para palestrar sobre fotografia. A palestra intitulada “Como fotografar bem?” ofereceu temas como: a história da fotografia, dicas de fotografia, questões éticas, estilo de linguagem fotográfica nas redes sociais e direito de imagem.
Como fotografar bem ?
A palestrante Cristina Moraes, conta que essa foi sua primeira participação em público, e que a oficina além de possibilitá-la a transmitir seus conhecimentos sobre fotografia ajudou com o processo de desinibição (tendo em vista a apresentação do TCC no final do semestre). Sua apresentação envolveu a história da fotografia, desde a descoberta, passando fotografia analógica até a digital. Foi levado um rolo de negativo para exibição, pois a maioria dos participantes já nasceram na era digital.
Para dar dicas sobre como fotografar
bem foi a vez de Tamires, de maneira mais voltada a prática fotográfica foi abordado os três pilares da fotografia (ISO, Diafragma e Obturador), planos de enquadramentos, lei dos terços e um momento mais descontraído com dicas de uma boa selfie, trazendo no final a famosa selfie da macaca como exemplo para os ouvintes ( uma macaca da espécie Macaca Nigra, usando o equipamento do fotógrafo britânico David Staler fez um selfie que foi premiado, estopim para uma disputa e debate sobre de quem eram os direitos autorais da obra).
Texto de: Graciele Borba, Marina Neutzlig e Tamires Brum.