História na Imagem - Modernismo no Brasil Modernismo no Brasil | Page 9

Há quem diga que a pintura moderna surgiu antes desse movimento de vanguarda, com o pintor pós-impressionista francês, Paul Cézanne (1839-1906). Esse pintor, que é considerado como a ponte entre o Impressionismo do final do século XIX com o Cubismo no século XX, rompeu com a representação do espaço renascentista, colocando como ponto fundamental da pintura a especificidade da linguagem, e não as suas relações com a realidade externa à obra.

Com as contribuições de Cézanne, o pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), em 1907, apresenta ao mundo a tela que ficou conhecida como o marco inicial do Cubismo, "Les Demoiselles d'Avignon" (As damas d'Avignon). A corrente iniciada em 1907, tem grande representatividade até 1914.

As principais características apresentadas pelos cubistas são: decomposição e fragmentação das formas geométricas, com investimento na subjetividade da interpretação das obras, defendendo que o mesmo objeto poderia ser visto através de ângulos diferentes. Os principais representantes desse movimento foram: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque.

Cubismo

Les Demoiselles d'Avignon, Pablo Picasso, 1907, óleo sobre tela, 243.9 × 233.7, Museu de Arte Moderna, Nova Iorque

Les Grandes Baigneuses, Paul Cézanne, 1906, óleo sobre tela, 208 x 249 cm, Museum of Art

9