História na Imagem - Modernismo no Brasil Modernismo no Brasil | Page 8

Certamente você já ouviu alguém dizer sobre “coisas serem modernas”. Mas, para você, o quê significa a palavra “moderna”? E o que é esse tal de Movimento Modernista que revolucionou tantas coisas?

A palavra “moderna”, de acordo com o dicionário, significa: aquilo que é novo e pertencente ao tempo presente. (Guardem bem o conceito de novidade para as nossas futuras reflexões!). Ok, mas o que o Movimento Modernista tem a ver com isso? Muito bem, voltemos nossos olhos para o continente europeu.

Na primeira metade do século XX, em reação a um momento de intensas transformações advindas da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Industrial que acontecerá no século XIX, a sociedade passava por intensas transformações. Nesse momento, os artistas sentiram a necessidade de renovação e liberdade no campo artístico, rompendo com as tradicionais técnicas e estilos defendidos pelas escolas durante o século XIX. Assim, criaram aquilo que conhecemos como “Vanguardas Europeias” (Avant-Garde), significando a partir do francês, “aquilo que marcha para frente” e impactando as mais diversas manifestações artísticas, como as artes plásticas e a literatura. (Tudo a ver com a palavra novidade, não é mesmo?!).

Diversas correntes foram criadas e já conheceremos um pouco delas, porém antes disso, é necessário lembrar que todas elas seguiam um mesmo ideal: o de rompimento com a tradição a partir da criação e utilização de práticas inovadoras. Sabendo disso, vamos conhecer um pouco mais das principais correntes deste movimento, nos atentando para as Artes Visuais e Plásticas?

Modernismo

8