História na Imagem - Modernismo no Brasil Modernismo no Brasil | Page 13

O Modernismo e a criação de uma identidade brasileira

Entre as principais propostas que o movimento modernista trouxe para Brasil, a principal foi a de lhe dar uma identidade própria brasileira. Embora essa intenção não fosse inédita em nossa arte, foi a primeira vez que em houve um sentido coletivo envolvendo um grande conjunto de produções de diferentes artistas em diferentes áreas.

Mas como que nós podemos pensar identidade em arte? Para responder tal pergunta devemos lembrar que um estilo artístico é antes de tudo um sistema de formas com uma qualidade própria e uma expressão significante, através dos quais são perceptíveis a personalidade do artista e a visão de mundo de um grupo. Ele também é um meio de transmitir certos valores, fazendo visível e conservando-os que se referem à vida religiosa, social, moral através das insinuações emocionais das formas.

Agora vamos voltar para a expressão “identidade da arte brasileira”! Fica mais fácil de entendê-la quando a substituímos por “estilo brasileiro”, por que, sem dúvida, a ambição modernista era criar um estilo e, consequentemente, ser capaz de expressar globalmente o universo simbólico brasileiro. Para tal,os modernistas investigaram as fontes formadoras da cultura brasileira sem perder de vista as inovações que ocorriam

nos principais centros europeus. Uma atitude contraditória, já que buscavam formular em estilo que fosse tanto de sua época, como referente a formação do “brasileiro” enquanto identidade.

O estilo brasileiro estaria baseado, então, em um confronto entre um estilo de centro internacional e as condições próprias a produção de arte na sociedade brasileira. Além disse ela contaria com a individualidade que cada artista traria daria ao estilo, sendo em um primeiro momento resultado de uma interpretação nacionalista do que seria a arte brasileira e, em segundo momento, a repercussão individualizada das obras de cada artista.

É a geração de artistas do modernismo que inaugura a questão da arte de maneira definitiva no Brasil. A arte moderna, ao retomar o passado com a incorporação da arte colonial, ao criticar o academicismo e ao absorver o Impressionismo já existente, estabelece uma relação capaz de unificar num processo só, época até então dispersas. A arte no Brasil se estrutura e cria meios para a sua continuidade.

13