O maior problema de um presidente que atua em um regime ditatorial, se dá pelo fato de que após muito tempo no controle, acaba sendo muito fácil subverter o senado para que atue ao seu favor, e usa o argumento para a população de que seria pela proteção da sociedade. Entretanto, acaba prejudicando a liberdade, democracia e os direitos da população. Isso fica bem exemplificado nos Atos Institucionais que ocorreram na ditadura brasileira, sendo as ações mais comuns em diversas ditaduras uma reforma na constituição, retirar o direito público de escolha de seus representantes, Atualmente, isso pode ser feito retirando a participação pública da política, definindo eleições por votos indiretos e sendo aliado ao partido de oposição, ou até mesmo ações mais drásticas, não permitindo que artistas, mídias e cidadãos façam críticas ao Estado.
Estes atos ditatoriais violam como bem vimos diversos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como a liberdade de expressão, o direito a participação política, o direito de liberdade de pensamento, dentre muitos outros.
Foto: Apresentação militar na Coréia do Norte, com a presença de imagens de seus ditadores, essas apresentações públicas são comuns e obrigatórias para exaltação de seu lideres.
Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/coreia-do-sul-vai-reforcar-defesa/169266
As ditaduras do século XXI e suas violações aos DUDDH
21