Tomada do Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, 1964 - Evandro Teixeira
Imagem retratada pelo fotógrafo Evandro Teixeira na madrugada do dia 01 de abril de 1964, durante a Tomada do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Esse dia é conhecido como o início do golpe militar no Brasil.
O fotógrafo Evandro Teixeira, nome conhecido por retratar a Ditadura Militar brasileira, em uma entrevista ao Jornal Terra, em 2014, relatou como
aconteceu o retrato desse momento:
“Eu morava na rua Júlio de Castilhos, em Copacabana, e jogava voleibol com um grupo de amigos no Posto 6. Entre eles estava o Lino, capitão do time. Pois na madrugada do dia 1º de abril, Lino apareceu na minha casa e disse: 'Olha, a revolução estourou e o forte está sendo tomado - quer tentar entrar comigo?' Escondi minha Leica (câmera fotográfica) e fomos. Ele então disse: 'Se entrar entrou, mas se não entrar você não me conhece, senão fica ruim para mim'. Chegando lá Lino bateu continência, eu bati também, falei qualquer coisa e entrei. Enrolei a voz. Fomos direto para a sala de comandantes. Em seguida chegou o (marechal) Castello Branco com um monte de oficiais. Continuei por lá fotografando todos, formados. O mais engraçado é que
eles achavam que eu era fotógrafo do exército. Mandavam eu tirar uma foto aqui, outra ali. Todo mundo fazia pose, todos durões. Passados alguns minutos, o Leno piscou os olhos como quem diz 'tá bom, te manda'. E eu me mandei. Foi assim que fui o único a registrar aquele momento".
Como dizia o jornalista Marcos Sá Corrêa: “Foi a foto de um movimento paralisado, porque não aconteceu nada, mas ficou simbolizado como o dia primeiro da revolução no Brasil” (TERRA, 2014). Essa imagem foi veiculada no Jornal Brasil, na primeira página, para noticiar a o início da Ditadura Militar brasileira. Esse jornal era considerado de referência para o público, políticos, intelectuais e artistas.
16
Imagem disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/22/album/1542923865_871951.html#foto_gal_4