HISTORY MAGAZINE I | Page 9

Como tiveram grande influência da revolta mineira anterior, seus ideias eram bem parecidos. Queriam abertura de Portos, aumento salarial, a independência em relação à colônia portuguesa, a adoção de um regime republicano, e apesar de também não terem visão de um Brasil como nação, foi a primeira revolta a defender a libertação da mão-de-obra escrava e de igualdade social, isso se deu porque a maioria dos revoltos eram de classe baixa (alfaiates). Também tinham como influência o processo de independência do Haiti.

Nesse mesmo ano Napoleão invadia o Egito e prendia o Papa; A França cravava muitas batalhas, com Roma, Egito, declaração de guerra do Império Otomano à França; declaração de guerra da França para o Reino de Nápoles.

Mais um movimento delatado, dessa vez pelo ferreiro José da Veiga, que entregou para os colonizadores a data e a hora que tudo aconteceria. Portanto, o governo se preparou e o organizou forças militares, logo não houve a revolta e muitos revoltos foram presos, alguns expulsos do Brasil, já outros quatro foram mortos em praça pública, Praça da Piedade, em Salvador, dentre eles estavam: os soldados Lucas Dantas do Amorim Torres e Luís Gonzaga das Virgens, o aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira e o mestre alfaiate João de Deus Nascimento, havia um quinto condenado mas acabou fugindo e nunca foi encontrado.

CONTEXTO INTERNACIONAL

REAÇÃO DE PORTUGAL

OBJETIVOS

Hoje, há uma rua em homenagem à Cipriano Barata, no Ipiranga, em São Paulo. Na Bahia, há outra em homenagem à Lucas Dantas, em Vitória da Conquista.

MEMÓRIAS

6