HISTORY MAGAZINE I | Page 8

CONJURAÇÃO BAIANA

Também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios, a Conjuração Baiana foi uma revolta social ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira.

Como o centro da Colônia era Minas Gerais, por conta da mineração, desde a época do ouro as outras regiões do Brasil foram deixadas de lado, mesmo que tivessem produtos que rendiam bastante, como era o exemplo da Baia, que era forte no comércio de açúcar. E mesmo assim, eram cobrados altíssimos impostos.

FATORES

LÍDERES

Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata. Outra importante liderança, que atuou muito na divulgação das ideias do movimento, foram os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas e também os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento, daí o nome Revolta dos Alfaiates.

O movimento contou muito com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos. Visto isso a revolta teve um caráter popular que realmente buscava o benefício para todas as classes sociais Baianas.

Tinham como influência a Revolução Francesa, com ideias iluministas, e é claro a Inconfidência Mineira, que tinha acontecido 9 anos antes.

5

CIPRIANO BARATA