Hatari! Revista de Cinema #05 Ficção Científica | Page 12

“ There is a fifth dimension, beyond that which is known to man. It is a dimension as vast as space and as timeless as infinity. It is the middle ground between light and shadow, between science and superstition and it lies between the pit of man’ s fears and summit of his knowledge. This
is the dimension of imagination. It is an area we call The Twilight Zone.” 2
A narração inicial da primeira temporada de The Twilight Zone( Além da Imaginação, no Brasil) diz muito sobre a série. Vasta como o espaço e atemporal como o infinito, a quinta dimensão- que se encontra entre a luz e a sombra, a ciência e a superstição, o medo e o conhecimento- é uma área onde o inimaginável pode acontecer.
Criada por Rod Serling, a série foi ao ar pela primeira vez em 1959 e, mesmo encontrando dificuldades, chegou ao seu quinto ano e foi finalizada em 1964, pela emissora norte-americana CBS. Composta por 156 episódios independentes e curtos- 25 minutos-, a antologia é bem mais do que suas histórias muitas vezes bizarras e plot twists finais.
Um dos fatores que torna a série tão interessante é o fato de Rod Serling saber que não precisa de efeitos especiais extravagantes, gigantescos cenários futurísticos, naves espaciais, laboratórios ou alienígenas assustadores para construir suas histórias. Histórias essas que, muitas vezes, são incrivelmente aterrorizantes. Isso se deve ao fato de que, sabiamente, não só Serling, como também todos os outros roteiristas da série, muitas vezes retratam a raça humana como os maiores vilões.
Isso fica bastante claro no episódio The Monsters Are Due On Maple Street( Os monstros se encontram na rua Maple). Nesse episódio, uma rua fica completamente sem tecnologia: eletricidade, carros, telefones... nada funciona. Após ver o que acreditam ser um meteoro no céu, os moradores se reúnem para decidir o que fazer. Um garoto, então, conta que leu uma história sobre aliens que se infiltram como uma família humana normal e são os responsáveis por uma“ paralisação das máquinas”.
12
1
Bem vindo a Twilight Zone
2
Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do homem e o cume de seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação.