5
A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Esse processo é a concretização do capitalismo.
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época das Grandes Navegações, visto que até então o conhecimento dos territórios contidos em outras regiões era basicamente inexistente. Através de viagens marítimas que chegavam a durar anos, a dimensão espacial da Terra foi esboçada, permitindo um contato inicial entre diferentes países.
Foi, no entanto, especialmente desenvolvida a partir da Revolução Industrial, momento em que a ideologia liberalista e neocolonialista foi ganhando força, gerando avanços tecnológicos e também a necessidade de buscar locais que dispusessem de matéria prima e significassem uma ampliação do mercado consumidor.
Desde então, a ideologia de Divisão Internacional do Trabalho teve início: as nações européias industrializadas exploravam os recursos das demais, comprando produtos primários e vendendo manufaturados através de trocas comerciais de caráter global.
Isso significa que a inclusão dentro da DIT já era determinada pelo quesito poder econômico, o que permanece até hoje, porém com algumas modificações como a implantação de transnacionais em vários países, aproveitando-se da mão de obra mais lucrativa.
O seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muito economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
Seja como for, o fato é que foi resultado de um processo construído ao longo dos séculos, até caracterizar-se da maneira atual.
globalização
histórica
O filme de Spike Jonze tem como principal trama a história de um homem solitário que apaixona-se por uma máquina, software programado para conversar e interagir com os seus usuários.
Mais do que isso, revela uma das conseqüências da globalização percebidas atualmente: os avanços na comunicação foram tamanhos, proporcionaram o contato com diversas partes do mundo, que acabaram por intensificar um processo de individualismo e construção de uma vida virtual.
Isso significa a substituição das relações humanas por adventos por nós mesmos criados, ilustrando a dependência formada pelo homem com relação a um produto tecnológico, demonstrando até que ponto tais avanços são positivos.
Não obstante revela a pressa cotidiana e a falta de visão coletiva, assim como o fato de que talvez nem com todas as novidades possíveis existentes no mercado há a certeza de uma felicidade.
Conforme disse Fernando Pessoa, “para ser feliz é preciso não saber sê-lo”, ou seja, não há felicidade ou realização pessoal em algo puramente material, muito menos na vontade de obtê-la.
Com certeza é um filme muito interessante, bem produzido e com uma
ótima mensagem que
deve ser assistido. Ter
uma consciência mais
crítica acerca da
sociedade globalizada
consumista em que se
vive é essencial para
maior compreensão
de suas facetas.
resenha de Ela