Livro
"viagem solitária" ganha nova edição
17
A editora LeYa lançou no começo do mês uma nova edição do livro "Viagem Solitária", autobiografia de João W. Nery (1950-2918), que em 1977 fez a a primeira cirurgia redesignação sexual no Brasil. No livro, Nery conta a sua história por busca de reconhecimento e traça uma trajetória repleta de dor e luta, em uma época que pouco se sabia sobre o assunto. O livro, que inspira diversos transexuais brasileiros, inspirou a autora Gloria perez a escrever a novela "A Força do Querer", que tinha um personagem transhomem no enredo principal. A segunda edição tem apresentação de Sheila Salewski - viúva de Nery - e prefácio de Jordhan Lessa, amigo (trecho gentilmente cedido ao lado).
R$ 49,90 (em média)
João circulou por todo o Brasil, sua voz foi ouvida em todos os lugares do mundo pelas mais diversas pessoas e claro, não era unanimidade e também nunca se preocupou em ser, apenas estava ali, fazendo a sua parte, dando voz a quem não podia ou não sabia falar. Ele falou e se fezouvir por médicos, psicólogos, historiadores, antropólogos, professores, políticos, religiosos e tantas outras pessoas das mais variadas áreas, mas acredito que tocar os corações de mães, pais e as mais diversas famílias que passaram a entender seus filhos e filhas, livrando-os muitas vezes do suicídio tenha sido sua maior obra, além, é claro dos próprios homens trans que ajudou a libertar.
Assim era o João W. Nery que eu conheci e pelo qual guardarei eterna gratidão até que um dia possamos nos encontrar outra vez e eu possa lhe dizer tudo que faltou ser dito naquelas nossas conversas na varanda. Agora ele se foi e nos resta não deixar que suas lutas sejam apagadas pelo tempo ou por pessoas que tentam nos invisibilizar a todo custo negando as nossas existências, cabe a nós, filhotes ou não desse homem incrível, zelar pela sua memória trazendo sempre seus exemplos para que os mais novos entendam quem somos verdadeiramente.
Cabe a nós que ficamos por aqui, ainda um pouco mais de tempo, sentir a imensa saudade que preenche o enorme vazio que a sua ausência nos deixou...
JOÃO W. NERY PRESENTE!!!