FutAfrica Setembro 2013 | Page 29

29

Pontos fortes: Combina força com habilidade. Apesar de ser conhecido como um médio defensivo, não perde a oportunidade de se juntar ao ataque.

Pontos Fracos: Considerando a sua elevada estatura, Yaya Touré não é tão impressionante no ar como se poderia esperar.

Momento Alto: Triplo triunfo com o Barcelona em 2009, com a conquista da Liga Espanhola, Copa del Rey e Liga dos Campeões Europeus.

O menos bom: Não ter jogado no Arsenal. Yaya queria juntar-se ao seu irmão Kolo nos Gunners, o irmão queria-o lá, mas Arsène Wenger teve uma oferta inicial rejeitada pelo Olympiakos e não voltou com uma contra-oferta.

Citações: "Foi uma decisão triste, porque qualquer jogador quer vir para o Barcelona e eu tive de sair, mas não estar a jogar tem sido difícil. Vou para o Manchester City para ajudar a atingir o nível de Manchester United e Chelsea." - Yaya Toure, julho de 2010

Curiosidade: Ibrahim Touré, irmão mais novo de Yaya e Kolo, também joga futebol profissional, como avançado no Al Nasr Benghazi da Líbia, embora nunca tenha sido convocado para a selecção da Costa do Marfim.

Setembro, 2013

Malditos penáltis

A Costa do Marfim é, nos últimos anos, candidata a ganhar a Taça de África das Nações, ou CAN, na sigla de origem francesa, mas este é um troféu que continua a faltar no notável currículo de Yaya Touré. Em duas ocasiões, esteve bastante perto de garantir

o primeiro lugar, ou seja em 2006 e em 2012, tendo perdido sempre no frustrante desempate por grandes penalidades. No primeiro caso, o Egipto foi mais feliz e ganhou por 4-2, enquanto que, na segunda situação, a surpreendente Zâmbia venceu por 8-7.

Falta-lhe, também, uma participação mais consistente ao nível do Campeonato do Mundial, no qual a Costa do Marfim não conseguiu ultrapassar a fase de grupos em 2006, na Alemanha, e em 2010, na África do Sul.

Perfil