6
Pool Português
O atleta do Benfica Ricardo Fernandes e o Sportinguista João Grilo, foram dois dos dez vencedores do 1.º Open de Pool Português organizado pela Federação Portuguesa de Bilhar (FPB), e que envolveu um total de 478 competidores, que jogaram em 30 salões espalhados por 13 distritos de todo o país durante o fim-de-semana.
A variante do bilhar com mais atletas e clubes inscritos no nosso país saldou-se por um êxito de participação de atletas e envolveu competição simultânea em Vila Real/Bragança, Braga/Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco/Guarda, Lisboa e Setúbal.
Na prova de Setúbal, João Grilo (Sporting CP) venceu no jogo decisivo André Santos (AB Fonte Luminosa) por 5-0 em prova que decorreu nos salões do Violet Café, Fonte Luminosa e Oficina Café. (Foto em baixo)
Em Lisboa Ricardo Fernandes (SL Benfica) ganhou na final (5-1) a Bruno Sousa (Associação Retiro com História). Esta prova, referente à 1ª Divisão da modalidade no distrito decorreu no Café Retiro, Snooker Club e Lamosa.
Também em Lisboa, mas na 2ª Divisão, foi Luís Gonçalves (Cue Action) que venceu o Open após bater na final André Câmara (Sporting CP) por 5-4 (Foto em baixo). A prova decorreu nos salões do Inferno da Bica, Arthemis e Snooker Club (Foto na página seguinte).
Ainda em Lisboa, na 3ª Divisão deste distrito, Pedro Nunes, atleta da A.L.A.B. venceu Carlos Ferreira (C.R.C. Forte da Casa) por 5-3 na prova que decorreu entre os salões do Cue Action, Lamosa, Café São Pedro, HotShot e Arthemis.
No Porto, triunfo para Bruno Fumega (CF Marecos), com vitória por 5-2 no jogo decisivo sobre Severino Pinho (Académica de Coimbra) em prova que decorreu nos salões Paparugui CB, do AB Gaia e do Leixões SC.
Também no Porto, mas em prova da 2ª Divisão, os salões do Leixões SC, CB Netinhos, CB Pedro Grilo, Voxx CB e Paparugui CB receberam a prova onde Salvador Gonçalves (CB Austrálias) venceu na final o colega de clube Nuno Silva por 5-1.
Já a prova que agregou Viana do Castelo e Braga foi disputada nos salões do Soccer Planet, Bracara
Academia de Bilhar e do Dynamic Pool. Manuel Pereira (Académica de Coimbra) foi o vencedor, ao bater Celestino Santos (SC Braga) na final, por 5-2.
Aveiro o melhor foi Manuel Monteiro (Sanjoanense), que venceu Rogério Oliveira (Beira-Mar) no jogo mais apetecido, por 5-3.
Em Trás-os-Montes, e nos competidores dos distritos de Vila Real e Bragança, o melhor foi Rui Silva (Abambres SC), que venceu Fábio Pereira (SC Vila Real) por 5-3 na final. Já na Beira Interior (distritos de Castelo Branco e Guarda), Miguel Fernandes (GD da Mata) impôs-se a Jorge Morais (SC Covilhã) por 5-3 (Foto em baixo).
No Ribatejo (Santarém), o melhor foi Pedro Veiga (ADR Santa Cita), que venceu (5-2) na final Tiago Sousa (Nazarenos), e, por fim, em Coimbra, João Moura (Monumental Academy) Triunfou sobre Rui Santos (Pool2You) na ‘negra’ (5-4) (Foto em baixo)