Mobile photographers
4
Com o aumento crescente de celulares com cameras bem desenvolvidas, todo mundo anda com uma camera no bolso, podendo assim tirar ótimas fotgrafias. É o que pensa Luisa Dörr, a brasileira que fez 12 capas da revista "TIME" usando celular. Esta é uma tendência que ganha cada vez mais forçca e é sobre ela que iremos falar, mais especificamente sobre o projeto da TIME.
"Com o smartphone, todo o mundo tem uma câmera no bolso, mas não significa que todo mundo seja fotógrafo. Do mesmo jeito que carregando uma caneta e papel no bolso não significa que você seja escritor. Se você permanece em um debate em torno dos aspectos técnicos, você estará sempre longe da experiência real. As ferramentas são apenas um meio. Elas ajudam no processo, mas não criam. Acredito que, com esse projeto, conseguimos inspirar fotógrafos aficionados que só dispõem de um telefone no momento"
Luisa Dörr
Em alguns casos, o talento profissional surge dos olhos e da criatividade da artista. Foi o que ocorreu com a fotógrafa brasileira Luisa Dörr ao registrar mulheres influentes de diferentes segmentos e áreas de atuação através de um aparelho iPhone. Os registros se tornaram destaque internacional pela leveza e naturalidade que transmitiram ao serem capturados pela percepção da artista.
As fotos consistentes e bem elaboradas despertaram a atenção da diretora de fotografia Kira Pollack, da TIME (publicação norte-americana), que fechou uma parceria com a fotógrafa ao desenvolver o projeto FIRSTS, que apresenta as mulheres influentes que foram pioneiras nas suas áreas.
Com um rebatedor de luz natural e um smartphone em mãos, Luisa Dörr registrou 46 personalidades femininas, sendo que, 12 delas viraram capa de revista. Aliada à simplicidade e talento, as fotos foram destaque, assim como o trabalho da profissional que, com apenas dois instrumentos traz a representatividade feminina a partir de diferentes ângulos..