Fotolia 1 | Page 3

Fotojornalismo

Poderiamos ficar argumentando o dia todo sobre como o fotojornalismo é o maior meio de comunicação do mundo. Jornalismo escrito ou falado, exige do público o conhecimento da língua usada, o que pode restringir uma noticia usada por esse meio apenas a um pais ou região, mas imagens por sua vez, podem ser entendidas por qualquer um, em qualquer lugar do mundo independente de sua origem. Retratos, uma boa composição, flagrantes podem ser entendidos da mesma forma que se faladas ou escritas.

Primeiro vamos entender o fotojornalismo. Em um nível mais básico, você pode criar ou contar histórias com fotos, mas num estado mais avançado é preciso seguir as regras do jornalismo. As histórias terão de ser reais e mostrados todos os fatos, isso com a maior neutralidade possível. Um fotojornalista pode trabalhar em diversas áreas, mais comumente em jornais, revistas, redes ou sites de noticias.

Um fotojornalista é aquele que trabalha para um tipo específico de publicação, como os citados acima, e vive apenas disso, seja fazendo reportagens, ou cobrindo algum acontecimento no geral. Existem os freelancers que fotografam para diversos meios de comunicação ao mesmo tempo, diversas empresas ou agencias contam com os serviços desses profissionais, como eventos esportivos, entre outros trabalhos com tempo determinado. O terceiro mais comum tipo de fotojornalista é aquele que trabalha para agências. Jornais e outros meios de comunicação contam com essas agências para obter fotos de lugares onde não podem ter um representante próprio para tal cobertura ou acontecimento.

André Liohn começou a fotografar aos 30 anos de idade.Fotógrafo premiado, aos 40 anos, tornou-se, em 2012, o primeiro – e até agora único – sul-americano a ganhar o Robert Capa Gold Medal Award, mais importante prêmio mundial para fotografia de guerra.

3

"É da mistura entre informar e contar uma história com sensibilidade artística e humana que nasce o conceito de fotojornalismo. Assim como o jornalista trabalha com as palavras, o fotojornalista dá a notícia através das imagens".

Marcos Cimard