Desafinar
José Pacheco
4
" O que você não sabe , nem sequer pressente É que os desafinados também têm coração "
João Gilberto e Caetano Veloso
1 . Sob o cinismo que de tudo , ou quase , consegue fazer graça , oculto , todavia , como bom português , algumas mágoas . Uma delas é não saber cantar . Diz-se que não tenho ouvido . Mas não é exactamente isso : a minha " surdez " musical não me impede de ouvir as músicas , como qualquer melómano . Aliás , sei lá , não posso jurar : era preciso que um autêntico fruidor da melodia me emprestasse por um momento os seus ouvidos , para poder comparar . Mas quero crer que a diferença não será de monta : também me comovo com Bach , me exalto com Beethoven . E não é teatro . Estremeço com os velhinhos Beatles , ou com aqueles que nunca envelhecerão , como Pink Floyd ou Genesis . Os seus sons entram por mim e compõem-me na mente paisagens subtis - portanto não creio ser surdo à música . Apenas , por alguma razão , nunca tive a competência para a reproduzir com a minha voz . A minha voz não tem notas . Não as encontra .
Rio-me publicamente de tudo isto , mas ninguém sabe o que me custa não ser capaz de cantar .
Uma amiga que partilha de idêntico mal perguntava-me , um dia , a propósito desta confissão : " Mas quando cantas , dentro da tua cabeça a música não soa perfeita ?" Sim . Quando desafino , e os outros , em redor , se riem de mim , por dentro oiço-me a cantar com todos os acordes no lugar . Não canto , só : encanto-me .
2 . Não podia , provavelmente , deixar de registar este facto no editorial de um número da Fluir dedicado aos sons . Há dramas maiores , claro , e este transformou-se , com o tempo , em puro material de gozo , ainda que envolvendo um traço leve de inveja .
O tema desta Fluir , os sons , foi-me proposto pelo meu amigo Jorge Marrão . E se , por um momento , me desconcertou - que contos , que ensaios , que poemas ou que ilustrações os " sons " evocariam ? - , depressa a ideia me entusiasmou . A partir daí , ao endereçar os primeiros convites , ia lançando o desafio que , em geral , parecia interessar os potenciais colaboradores . Não os procurei , devo dizer , pela sua qualidade de melómanos . O som está em todo o lado e de várias formas agrada , ou exaspera , ou simplesmente toca ou evoca