28 leitor ? ... O olhar exterior dos editores , que é ao mesmo tempo um olhar de ' expert ', permite encontrar o bom equilíbrio entre os textos e as imagens .
Fluir - Durante a leitura destes álbuns senti um estremecimento de felicidade suprema , de verdade . Dei por mim entre as memórias de infância e a poesia , entre a curiosidade do aprendiz e o espanto . Qual é o segredo ?
Ah , obrigada ! É precisamente isso o que eu procuro , suscitar a curiosidade e o espanto face à realidade , mesmo quando no mais banal dos quotidianos . Para além das considerações didácticas e instrumentais que podemos ter sobre as bandas desenhadas , é evidente que algumas obras são portadoras de uma grande dimensão poética e contemplativa . Penso , nomeadamente , nas bandas desenhadas mudas ( sem texto ) ou nas que manifestam uma grande sobriedade verbal . O despojamento textual é dotado desta virtude quase mágica de fazer calar o burburinho mental , o das preocupações do quotidiano . Ele cede espaço a pensamentos vivos e autênticos . A leitura transforma-se numa viagem , numa embarcação num universo visual que convida a olhar , a imaginar , a meditar , a postular , a questionar , a avançar , a voltar atrás , e a interrogar aquilo que pensávamos ter visto ou compreendido . É no silêncio das vinhetas , na ausência de qualquer explicação fornecida ou de verdades já feitas , que pode emergir ou desenvolver-se um pensamento . Ao fazer circular o olhar e ao solicitar a imaginação , a banda desenhada incita a forjar fábulas ou mundos para questionarmos as nossas vidas e as de outrem . Penso especialmente no maravilhoso Là où vont nos pères de , Shaun Tan , mas também em todos os livros de Chris Ware . No fundo , a filosofia nunca foi um tesouro escondido , uma doutrina secreta que seria preciso desbravar por detrás das imagens . O pensamento filosófico encontra na banda desenhada um espaço de desdobramento que permite pôr à distância a realidade , ao mesmo tempo que a coloca aí , debaixo dos nossos olhos , para melhor nos fazer olhar para ela . A banda desenhada faz reflectir ´ reflectindo ' sobre a realidade , talvez seja esse , o segredo .
24 de Fevereiro de 2023 ( Lisboa / Paris )