F. Magazine 34 | Page 127

Há diversas joias para celebrar como o anel de formatura , as joias para recém-nascidos , casamento , bodas , joias para grávidas , joias de memória que são relicários , ou joias fúnebres e o anel de debutante .

“ ”

A joia sempre esteve presente para marcar e eternizar esses momentos importantes pela sofisticação , valor sentimental e monetário e por sua duração , é um presente que representa as conquistas e vitórias dos indivíduos .
Há diversas joias para celebrar como o anel de formatura , as joias para recém-nascidos , casamento , bodas , joias para grávidas , joias de memória que são relicários , ou joias fúnebres e o anel de debutante .
O surgimento das festas de quinze anos se deu no século XVI ( Escalas , 1.993 ), num contexto político e histórico em que o sucesso da mulher estava relacionado a conseguir um bom casamento , a fim de ter filhos e manter a ordem do lar . Esses primeiros bailes serviram para apresentar a mulher à sociedade , marcando a mudança em suas relações , já que tal rito de passagem significava uma série de novos comportamentos , como o reconhecimento daquela menina como mulher adulta ( Esteban & Pépece , 2.015 ; Escalas , 1.993 ). Hoje , o baile de debutante parece ter diversos sentidos , para além de festa simbólica que marca a passagem da fase infantil para a adulta .
O grande momento da festa em comemoração aos 15 anos da aniversariante , o rito de passagem , no qual a debutante entregará uma boneca em troca do anel que receberá das mãos de seus pais , normalmente um solitário , para ser usado no dedo médio da mão direita e desta maneira simbolizar a passagem da infância para a nova etapa na vida da moça .
Na década de 1.990 , o IBGE detectou que havia uma considerável diminuição nos casamentos brasileiros e aumento no número de separações , porém , o tempo de união cresceu admiravelmente . De 3 anos e meio em 1.990 para 10 anos e meio em 2.000 .
O que envolve a manutenção dos casamentos é um conjunto de coisas , ações e delicadezas que não cabe aqui comentar . A comemoração de cada ano de união , sim , nos interessa . São as bodas .
A palavra “ boda ” se originou a partir do latim “ vota ”, neutro plural de votum , que significa “ promessa ”. Por metaplasmos consonânticos , o “ v ” inicial passou a “ b ” e o “ t ” medial abrandou-se para “ d ”. Boda é a celebração de casamento , o nome é mais usado no plural - bodas - e se refere aos votos matrimoniais , feitos no dia do casamento . As bodas são comemoradas todos os anos e cada um recebe significado e denominação diferentes .
125