F. Magazine 34 | Page 126

CAPÍTULO PRECIOSO feninjer . com . br
Momentos de emoção nos quais a joia assume o protagonismo

A Joia e os Ritos de Passagem

Eliana Gola
Todas as civilizações , em determinado tempo na vida de seus integrantes , marcam com cerimônias especiais , conhecidas como ritos de iniciação ou de passagem , os momentos mais significantes .
Os ritos de passagem estão mais presentes em nossas vidas do que se pode imaginar , manifestam-se de diversas maneiras celebrativas desde o início da socialização , ao término da infância para a adolescência , no início do climatério das mulheres e demais passagens vitais da natureza humana , desde o nascimento até a morte .
São chamados “ Ritos de Passagem ” as celebrações que assinalam mudanças de categoria social de uma pessoa em sua comunidade . São aqueles que marcam momentos importantes . Esses acontecimentos fundamentais demandam , da mesma forma , ser culturalmente representados nos chamados ritos de passagem , estudados especialmente pelos autores franceses . O primeiro pesquisador a se ocupar do tema , ainda no início do século XX , foi Van Gennep , que em 1.906 publicou o clássico Os Ritos de Passagem . Neste livro , dividiu os ritos de passagem em três grandes grupos :
Aniversário , formatura , batizado , casamento , bodas , bar mitzvah ou qualquer outro tipo de ritual de celebração tem um significado maior do que a simples reunião de amigos e parentes e pode marcar o início de um novo tempo .

• Ritos de separação , como a festa de formatura ou sepultamento ;
• Ritos de margem , como o período da gravidez ou o do noivado ;
• Ritos de agregação , como batismo , casamento , primeiro dia de aula na escola ou na universidade .
Considerado um dos mais importantes pensadores contemporâneos , Lévi-Strauss concluiu que a estrutura psíquica e linguística dos grupos humanos , vivendo em diversas épocas e lugares , seria idêntica : todos pensam da mesma forma , mas sobre coisas diferentes . Os rituais – sejam eles festivos , militares ou religiosos – têm como marca comum a repetição e oferecem a sensação de segurança , não apenas pela familiaridade , mas porque promovem um sentimento de coesão social . Eles demonstram a ordem e a promessa de continuidade desses grupos . Individualmente , a necessidade de se reinventar também é cíclica .
Aniversário , formatura , batizado , casamento , bodas , bar mitzvah ou qualquer outro tipo de ritual de celebração tem um significado maior do que a simples reunião de amigos e parentes e pode marcar o início de um novo tempo .
124