Explora Web Magazine Ano II Volume IV | Page 30

Encontros por Thiago Silva-Soares

As serpentes da espécie Epcicrates cenchria são popularmente conhecidas por salamantas ou cobras arco-íris, devido ao reflexo colorido de seu corpo quando iluminado. De raro encontro, ela pode atingir até dois metros de comprimento, é terrícola, e no Brasil habita diversos biomas, como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia. Pode ser encontrada em atividade a partir do crepúsculo, indo noite afora em busca de presas ou, dependendo da época, um parceiro em potencial.
Possui uma dieta generalista, predando desde lagartos e aves e seus ovos, a anfíbios e mamíferos, matando suas presas por estrangulamento. A salamanta é um bom exemplo de exceção à regra: Acredita-se que as serpentes peçonhentas são aquelas que, dentre outras características, possuem a cabeça triangular e olhos em fendas( como os felinos); todavia, E. cenchria não é peçonhenta e é desprovida de presa inoculadora de veneno.
Por se tratar de uma serpente dócil, não peçonhenta e de admirável coloração, é muito almejada como animal de estimação, amplamente visada pelo comércio ilegal de animais.
Biólogo Thiago Silva-Soares Doutorando em Ciências Biológicas- Zoologia
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
E x p l o r a W e b M a g a z i n e 30