Explora Web Magazine Ano II Volume IV | Page 20

tendo saudade de fazer o número dois e ver os peixes “ sumirem ” com tudo . Porém , hoje , quando sinto aquela vontade de fazer um xixi de madrugada , fico feliz de saber que o banheiro encontra-se ao lado e não caminho 10 minutos para fazer no mar . Mas isso tudo é tão pequeno perto de todas as outras coisas boas que só o Atol proporciona a você .
Além de respeitar o ritmo da maré , sem dúvida um grande ensinamento , aprendemos como é importante saber conviver num coletivo . Afinal de contas , éramos somente cinco pessoas durante todo período e ficamos o tempo todo juntas . Foi muito legal sentir o espírito de equipe que se criou . Todos precisavam estar bem para que o grupo permanecer tranquilo , e todos se ajudavam para que este clima ocorresse . Fizemos amigos para o resto da vida .
Hoje estou de volta à vida no continente e aos afazeres de doutoranda , muito diferente de como fui para a expedição . Até reduzi o tempo assistindo televisão , coisa que sempre amei e não
tinha por lá . Prefiro fechar os olhos e rememorizar a vida no Atol das Rocas : a tela era a janela do alojamento onde podíamos ver milhares de aves com seus ninhos e filhotes . Trinta-réis , viuvinhas e atobás juntamente com o seu barulho . Durante 24 horas por dia elas nos proporcionavam a o b s e r v a ç ã o d e m o m e n t o s i n c r í v e i s d e comportamento animal . Brigas , namoros , cuidados com os filhotes que tanto me encantavam e me faziam perder horas observando-os . De volta à vida sinto falta de tudo , da simplicidade , do barulho das aves , da cor do mar , da companhia das pessoas , de ver tubarões , de ver o nascer e por do sol no mar . Sinto-me extremamente privilegiada por ter tido a oportunidade de conhecer o Atol , e sobretudo de conhecer pessoas que movem o mundo para cuidálo . Hoje tenho certeza de que a minha experiência de vida e de bióloga ganhou forças graças à luta incansável da Zelinha e de outros tantos que a acompanham , que fez da preservação a razão de sua vida . Eis a maior lição que aprendi .
Da esquerda para direita , Ana Luisa Moreira , Anaide W . Aued , Jarian Dantas ,
Liana Mendes e Ana Liedke
Anaide W . Aued é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Maria e doutoranda em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina
E x p l o r a W e b M a g a z i n e 20