Encontros por Humberto Filpi
Durante a nossa expedição pela América Latina, tivemos a oportunidade de conhecer a região do município de Chivay, no Cânion do Vale do Rio Colca, a 160 km de Arequipa, no Peru. Um lugar incrível, com lindas paisagens, com paredões imensos e que ainda guarda forte influência da cultura précolombiana, sobretudo dos Incas. Porém, uma das coisas que mais nos impressionou e que, inclusive, nos motivou a ir para lá, foi a grande possibilidade de poder observar e ficar bem perto de uma das maiores aves do mundo, o Côndor andino( Vultur gryphus).
E não foi muito difícil encontrar essas aves sagradas planando com suas asas de 3 metros de envergadura sobre as nossas cabeças, uma vez que elas têm seus ninhos nas encostas do cânion e utilizam as correntes de ar ascendentes pela manhã para voar. Mas os melhores lugares para observá-las foram os mirantes, principalmente o que é conhecido como " Mirador Cruz del Condor ". Nele foi possível até encontrar casais e grupos de mais de cinco aves ainda em terra. E ver esses animais tão de perto, conseguindo voar com mais de 10kg, cala qualquer ser humano, que facilmente se sente pequeno, com uma inveja por estar preso ao chão e rendido aos grandes fascínios da nossa natureza.
Acima, um casal de condores próximos ao seu ninho no " Mirador Cruz del Côndor ". Abaixo, à direita, a majestade do Condor Andino planando.
E x p l o r a W e b M a g a z i n e 28