Ilha da Trindade: alguns meses no meio do Atlântico
Diário de Campo por Renato Morais Araujo
Chegada a Ilha a bordo da Fragata Constituição
Distante cerca de 1160km a leste de Vitória- Trindade( juntamente com Martin Vaz, 50km a leste) é a porção de terra mais isolada do território brasileiro e única região da Zona Econômica Exclusiva descontínua ao continente. Uma vez a cada dois meses um navio da Marinha do Brasil parte do Rio de Janeiro com a missão de levar suprimentos e novos ocupantes ao Posto Oceanográfico Ilha da Trindade( POIT), ocupação militar existente no lado leste da ilha. Foi em uma dessas expedições que embarcamos para a maior aventura que já vivi.
Cortando o mar roxo
Para muitos aventura, para outros loucura, e para alguns o trabalho dos sonhos. Se aventurar na Ilha Oceânica brasileira mais distante da costa é um pouco de tudo. Cercada por visuais de tirar o fôlego, dentro e fora da água, Trindade deixa eternas lembranças a todos que passam por ali.
epois que comecei a trabalhar com biologia
Dmarinha, o sonho profissional e pessoal sempre foi poder conhecer as ilhas oceânicas brasileiras. Temos quatro, separadas por mundos de oceano: o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, o Atol das Rocas, o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Complexo Insular Trindade-Martin Vaz. Tive a felicidade de me envolver nos últimos anos em um projeto grande e, por esse intermédio, conhecer três dessas. Entre junho e agosto de 2012 participei de uma expedição à Ilha da Trindade, via projeto SISBIOTA-Mar( www. sisbiota. ufsc. br).
Partimos do Primeiro Distrito Naval no Rio de Janeiro a bordo da Fragata Constituição( F-42) e levamos quatro dias navegando contra corrente para chegar até a ilha. A F-42 é um navio confortável. Assim como o restante da frota brasileira, é ultrapassado em termos de projeto, mas perfeitamente funcional. Para nós pesquisadores, acostumados com nossa falta de rotina, liberdade de expressão e ausência quase total de formalidade foi um tanto interessante " mergulhar " na rotina militar. Pelos próximos 80 dias participamos e mesmo absorvemos vários procedimentos, gírias e, de certa forma, um pouco da disciplina militar.
O roxo do mar ao longo de toda a viagem foi uma das coisas que mais saltou aos olhos. Essa extrema transparência reflete a ausência de sedimentos em suspensão e a pobreza de nutrientes do mar aberto. Por( nossa) sorte panorama parecido nos acompanharia ao longo de nossos mergulhos na ilha.
Uma estação científica de verdade
No dia 10 de junho de 2012 desembarcamos finalmente na Ilha. Nos despedimos dos companheiros feitos durante as inúmeras conversas e treinamentos a bordo da F-42 e nos preparamos para conhecer os 30 e poucos militares que seriam nossa companhia pelos próximos meses. Ficamos impressionados com a estrutura da Estação Científica Ilha da Trindade( ECIT), casa nova, bem planejada e bem executada. Mobília de
E x p l o r a W e b M a g a z i n e 13