Explora Web Magazine Ano II Volume III | Page 12

trânsito caótico e muita poluição, seja do ar, visual ou sonora. Além disso, possui raras áreas verdes, e apresenta ainda altas taxas de criminalidade. A meu ver, a população está sempre com pressa e parece bastante estressada. Já Palawan é completamente o oposto.
Palawan é uma ilha de 12.189 km ², com 430.000 mil habitantes, sendo que metade está em Puerto Princesa, a capital da província. Palawan é c o n h e c i d a i n t e r n a c i o n a l m e n t e p o r s u a s maravilhosas praias e ótimos sítios para mergulho, s e n d o q u e a p r a i a d e E l N i d o f i c o u internacionalmente famosa através do filme“ A Praia”, estralado por Leonardo DiCaprio. Outro ponto singular de Palawan é a sua população, que é extremamente hospitaleira, sorridente e adora uma festa. Mesmo tendo poucos recursos financeiros, eles sempre estão dispostos a dividir aquilo que tem com você, sendo um lugar bem seguro para morar ou passar férias.
Em Palawan tive experiências marcantes. Foi incrível morar durante sete dias na Paradise Island, uma pequena ilha no município de Port Barton. Lá não havia água encanada ou eletricidade, sendo que os mantimentos eram trazidos de barco e utilizava-se a água da chuva para o banho. Minha rotina lá era acordar às seis da manhã ir pescar o café da manhã e o almoço. Já pela tarde ia mergulhar para visualizar as tartarugas e ainda subia em coqueiros para pegar coco. Já no final da tarde ia pescar novamente e durante a noite assava o peixe regado por Tanduay, o rum local. Lá soube também que é possível comprar ilhas nas Filipinas, sendo que aquela onde estava pertencia a um alemão e valia 3 milhões USD.
O ponto mais incrível que percebo quando comparo os habitantes da Noruega e da Ilha de Palawan é que mesmo possuindo condições econômicas, sociais e culturais completamente antagônicas, ambas as populações parecem estar felizes com a vida que levam e nas duas há uma grande preocupação em zelar pela preservação do ambiente. Além disso, pude observar que as pessoas desses locais possuem um bom condicionamento físico e não são estressadas.
Tudo isso me leva a concluir que a boa qualidade ambiental que os circunda, é que faz toda a diferença, sendo essa, muito mais importante que a posse de bens de consumo.
Acima, Paradise Island, município de Port Barton, Ilha de Palawan
E x p l o r a W e b M a g a z i n e 12