EDUCAÇÃO
A presença da mulher na educação brasileira apresenta um caminho crescente.... No período colonial, a educação das mulheres era em casa, voltada exclusivamente para serviços domésticos, como cozinhar, limpeza etc. omente no século XIX as mulheres começaram a participar de colégios que eram exclusivamente para mulheres. Atualmente segundos dados da pesquisa trajetória da Mulher na Educação Brasileira "elas são maioria em quase todos os níveis de ensino, especialmente nas universidades, têm um tempo médio de estudos superior ao dos homens, tornandose cada dia mais alfabetizadas, e apresentam um desempenho escolar em vários níveis, comparativamente ao dos homens"
Em todo o mundo, a presença feminina na educação apresenta avanços crescentes. Em muitos países, as mulheres estudam mais e apresentam rendimentos melhores que dos homens, não somente no Brasil, onde 60% dos concluintes de cursos superiores são mulheres. No caso específico do Brasil, os salários das mulheres são 30% inferiores aos dos homens na mesma função, e elas ocupam apenas 56 das 594 cadeiras do Congresso Nacional. Acompanhe dados estatísticos de alguns países:
a) Filipinas
A taxa de mulheres alfabetizadas é maior que a dos homens. 17,8% delas se graduam na universidade, contra 8,2% dos homens, segundo a Comissão Nacional sobre o Papel da Mulher. As carreiras de maior concentração das mulheres neste país são voltadas à educação e à saúde, sendo que em engenharia e direito elas ficam de fora, pois são áreas dominadas em mais de 80% por homens.
b) África do Sul
São a maioria nas universidades, embora também excluídas as carreiras de tradição masculina, como engenharia. Porém, mesmo com formação, não ocupam cargos de direção.