EXISTE DIFERENÇA? sociologia | Page 2

GÊNERO

DIVSÃO DE GÊNERO

A divisão de gênero pode ser muito encontrado nos dias de hoje em algumas situações do nosso cotidiano como nos serviços domiciliares,

na hora de cuidar dos filhos, na hora de arrumar algum emprego e dentre outros. O que é algo totalmente errado, pois nesse casos o genêro deve ser neutro para haver um equilibrio na sociedade. Como explica BOURDIEU (1999), as diferenças de sexo e gênero são produto de "um longo trabalho coletivo de socialização do biológico e de biologização do social" exercido sobre os corpos e as mentes, "um trabalho histórico de des-historicização" , que inverte "a relação entre as causas e os efeitos E ver uma construção social naturalizada , como o fundamento in natura da arbitrária divisão que está no princípio da realidade.

Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. No entanto, a partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, principalmente, o gênero é aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres. Este conceito está relacionado com a ideia da identidade de gênero, pois classifica os papéis do gênero como um produto histórico-cultural e político, que foi definido ao longo dos anos e pautado por uma perspectiva de sociedade patriarcal. De acordo com esta ideologia de gênero, as pessoas nascem iguais e, ao longo da vida, vão construindo a sua própria identidade, seja como homem, mulher ou ambos.