CEE
A Comunidade Econômica Europeia foi uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma de 1957, com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu.
A CEE foi conhecida popularmente como o "Mercado comum".
Como acordou um período transitório de 12 anos, no que deveriam desaparecer totalmente as barreiras alfandegárias entre os Estados membros.
Este tratado pretendia aplicar a União Aduneira,onde as barreiras alfandegárias entre os Estados Membros desapareciam e a Política Agrícola Comum, onde havia livre circulação dos produtos dentro da CEE.
Euratom
DE um modo geral, os principais objetivos do Tratado Euratom original mantêm-se, sendo o principal alcançar a independência energética através do uso da energia nuclear.
Outros objetivos subsidiários são a cooperação no desenvolvimento e utilização da energia nuclear; a promoção da investigação da energia nuclear; a criação de um mercado comum de equipamentos e materiais nucleares, de modo a que todos os Estados-Membros pudessem beneficiar do uso desta energia.
A CEE criou uma série de instituições:
Comissão Europeia;
Conselho Europeu;
Parlamento Europeu;
Tribunal de Justiça da União Europeia;
Comité Económico e Social Europeu.
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia (UE) na sua globalidade.
O Parlamento Europeu ou Europarlamento é a instituição parlamentar da União Europeia. Eleito por um período de 5 anos por votação universal direta pelos cidadãos dos estados-membros. Tem sede em Estrasburgo, na França.
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) é o tribunal da União Europeia (UE). A sua sede é em Luxemburgo e tem jurisdição sobre matérias de interpretação da legislação europeia.