Ewe O conto das Folhas Sagradas Livro Ewe o conto das folhas | Página 32

O Ônus e o bônus do empoderamento

Empoderamento é sem sombra de dúvidas uma das palavras que mais uso aqui no tumblr, então por esse motivo com a ajuda do dicionário e do relato a seguir, vou escurecer aos não familiarizados o que a palavra significa no contexto senso comum e também a partir das minhas vivências.
em po de rar( em- + poder +-ar) Verbo transitivo e pronominal Dar ou adquirir poder ou mais poder.
32
Eu diria mais, empoderar-se, pra mim significa renascer. Antes do empoderamento, me faltava voz e força. Mas graças aos Orixás, fui presenteado com a amizade de pretas que fizeram a diferença. A minha crise de identidade racial teve fim com o feliz encontro dos nossos caminhos, descobri com elas que a raiz das minhas dores e dilemas, estavam intrinsecamente ligadas a raça. E só assim que as problematizações se tornaram frequentes. Eu renasci com o empoderamento, e vou continuar renascendo até meus últimos dias. Visto que a caminhada e construção de uma identidade empoderada se constroem ao longo da vida. Então se o caminho do empoderamento é assim cheio de flores, onde estão os espinhos?
Devo confessar que estou me surpreendendo com os espinhos que estão aparecendo aqui e ali. Pensei que toda a dor que eu iria passar durante este processo, ficaria no passado. Quando eu ainda não sabia lidar com meus dilemas. Mas acontece que em novas fases, somos“ presenteados” com novos dilemas.
O tumblr Bicha Nagô foi criado em uma tarde de Sol, sem pretensão alguma. Os primeiros textos replicavam apenas entre os meus amigos e amigas, mas conforme os meses foram passando e com isso os textos foram sendo publicados e a página ganhou uma visibilidade bem interessante. A tal visibilidade, trouxe para perto de mim diversos tipos de pessoas seja virtualmente ou pessoalmente, e com isso, pessoas interessantes e pessoas interesseiras também( muitas variações para o segundo caso). Consegue ver alguns espinhos do empoderamento agora?
Por conta de todo o processo histórico bem violento que o povo negro passou, é realmente difícil para nós falar sobre amor. Visto toda violência sexual que sofremos na escravidão, e que continuamos sofrendo até hoje. O processo de coisificação do corpo negro nos deixa à margem da afetividade, como bem sabemos, e o empoderamento me ajudaram a criar uma armadura contra quem sempre feriu minha autoestima: o homem branco. Mas muito me assusta quando percebo que talvez seja preciso criar algum mecanismo de defesa contra meus semelhantes também.
Ser um gay preto empoderado, assim como ser uma mulher preta empoderada é estar em um lugar não tão confortável. Esperam de nós que sejamos fortes como touro, mas nós também sofremos com nossos dilemas, o empoderamento não nos isenta de sofrer. Este lugar não nos pertence, e nem deveria pertencer a ninguém.
Destaco um trecho de um texto incrível do site Geledés *, para concluir o pensamento.“… só quero oferecer às minhas iguais uma forma de enxergar que todas necessitamos de suporte em algum momento, que não precisamos ser fortes o tempo todo, que é saudável saber se livrar dos pesos e que não podemos deixar que nossas lutas nos sufoquem, nos matem, nos roubem de nós.”
Alguns poucos pretos( ainda bem) que me relacionei após o tumblr, me parecem estar muito mais interessado na Bicha Nagô, do que no Ezio. É preciso desconstruir um tanto de coisas, para então construir uma relação afrocentrada, como vocês falaram que queriam. Isso demanda TROCA, reciprocidade, manja? Ouvir e falar. Meu momento de