Esportivização de práticas corporais 1 | Page 9

9

A DEMOCRACIA, MESMO SENDO UM ESPORTE RADICAL

Os primeiros relatos do skate remetem à década de 60, na Califórnia. Entediados diante de um mar sem ondas, surfistas locais resolveram trocar as águas pelo asfalto e, então, colocaram rodas de patins em uma prancha de madeira.

Assim surgiu o sidewalk surf (surf de calçada, em tradução livre). Hoje, devido às várias modalidades da prática, também há inúmeros tipos de skate.

Em função de sua pegada criativa, o skate é considerado um esporte radical. Embora o termo possa assustar em um primeiro momento, a modalidade é bastante democrática: não há restrição de gênero ou idade para que os interessados possam começar a deslizar sobre o asfalto.

Muitas crianças começam no skate aos 5 ou 6 anos, e cada vez mais as meninas e mulheres se dedicam ao esporte e conquistam lugares de destaque. Entretanto, todos os praticantes devem ficar atentos à segurança. Por haver manobras e alguns riscos envolvidos, os equipamentos de proteção são indispensáveis.

Esse foi um dos maiores reconhecimentos que a prática poderia ter recebido como esporte! O skate tem história e, embora ainda não receba muito suporte no Brasil, conta com verdadeiros craques que podem trazer a medalha olímpica.

Desde o seu surgimento, na Califórnia, até a inclusão nos próximos Jogos, a modalidade se desenvolveu e conquistou cada vez mais adeptos.

Mesmo com a importância do anúncio da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o assunto dividiu opiniões entre atletas profissionais e praticantes ao redor do mundo.

Tido como uma atividade “das ruas” e “alternativa”, haveria sentido em colocá-lo ao lado de outras modalidades mais tradicionais? Até então, a competição mais significativa era os X Games, considerados as “Olimpíadas dos esportes radicais”.

Pelo sim e pelo não, é certo que veremos a disputa na próxima edição dos Jogos. A organização defende que o objetivo é engajar e aumentar a empatia com a competição entre os mais jovens. É certo que vem disputa boa por aí!

Entender por que o skate é considerado um esporte ficou mais fácil depois deste conteúdo, não acha? Seus benefícios são inúmeros e a prática é super inclusiva.

O ESPAÇO CONQUISTADO NAS OLIMPÍADAS

DECISÃO DIVIDIU OPINIÕES

Autora: Heloísa Soares

https://blog.hawaiivirtual.com.br/entenda-por-que-o-skate-e-considerado-um-esporte/

https://www.theamericanconservative.com/wp-content/uploads/2018/06/shutterstock_259217189-554x350.jpg