Anteriormente foi mostrado como o esporte e o jogo são termos diferenciados, entretanto, um se originou de outro. Visando isso pode-se haver perguntas de como isso pode ter ocorrido, com que finalidade e porquê.
Foi citado que houve esportivização de jogos populares na Inglaterra, no intuito de aprimorar os conceitos e regras, pois os jogos já não se adequavam para a época de urbanização e industrialização.
Um exemplo forte de esportivização é a capoeira, trazido pelos africanos em período de escravidão, com o objetivo de se defenderem da crueldade que vivenciaram, não obstante, os processos de transformação em esporte foram rápidos, assim matando pouco a pouco o seu real princípio. Seria esse processo de mudanças o assassino?
Outro exemplo é o skate, nasceu nos Estados Unidos na década de 60, com a finalidade inicial de divertir os surfistas quando não haviam ondas no mar. Em pouco tempo começaram a ser vendidos e logo após surgiram os campeonatos. Com as necessidades de aumentar velocidade foram modificando o skate. Com o racionamento de água nos EUA, os americanos tiveram que secar suas piscinas e com isso o Skateboarding impulsionou e pelas piscinas serem geralmente redondas pareciam ser ideais para a prática de skate vertical.
Não só apenas a capoeira e o surfe, mas muitos outros esportes tiveram seus princípios derrubados, agora se tornaram modalidades remuneradas e competitiva.Ainda assim, apesar de haver vários contras nesse quesito, esses esportes saíram de uma sociedade e se espalharam, diminuindo o mundo. O que antes fazia parte de um povo agora pode ser visto na televisão com facilidade, aumentando o número de pessoas que possam amar tal esporte e unir o globo.