As causas do acidente são até hoje um mistério, já que a destruição provocada pelo fogo e a morte dos pilotos impediu uma análise. O que provocou o enorme desastre, porém, é conhecido.
Na época, os tanques de combustível ainda eram meros "balões" de borracha reforçados. Com a prova em seu início, o carro de McDonald estava cheio de gasolina e, ao colidir, a pressão contra a lateral do carro desencadeou uma explosão.
Os aditivos usados na gasolina da época pioraram o problema, ao gerarem uma densa fumaça preta. Sem visão, os pilotos pouco puderam fazer para evitar a carnificina.
Dave McDonald era conhecido por seu arrojo e considerado um jovem promissor, ainda gerasse desconfiança nos rivais. Enquanto isso, Eddie Sachs era um veterano ponderado e calculista. Muitos pilotos apontaram para o excesso de agressividade de McDonald como causa para a batida. Nas primeiras voltas, ele realmente ganhou oito posições e vinha escalando para a ponta, mas a perda de controle do carro, até o momento, permanece sem explicações diretas pelas imagens disponíveis na época.
Dois personagens opostos
Inferno em 1964
Eddie Sachs
Dave McDonald