Especial 500 Milhas de Indianápolis Edição 2015 | Page 16

Recorde imbatível

O holandês Arie Luyendyk não conseguiu ir longe no moedor de carne do automobilismo europeu. Migrou para os Estados Unidos e, na terra do Tio Sam se consagrou. Virou o homem mais rápido nos famoso ovais longos e cravou marcas que levaram mais de década para serem superadas, ou ainda seguem figurando como recordes históricos. É do Holandês Voador a média de volta mais rápida de todos os tempos, estabelecida em 1996, com mais de 397 km/h!

Antes disso, em 1990, ele havia estabelecido a melhor média de prova. Ou seja, Luyendyk tinha sido o campeão mais rápido de todas as 500 Milhas da história. O registro, de 185.981 milhas por hora, ou 308,72 km/h de média só foi cair 23 anos depois, com Tony Kanaan em 2013!

Voltemos ao recorde que se mantém imbatível. Em 10 de maio de 1996, o Reynard-Ford XB de Luyendyk arrebentou os cronômetros com uma média de quase 400 km/h em uma volta. No dia da corrida, a vitória ficou com Buddy Lazier, mas somente por puro infortúnio, já que o holandês voador foi tirado da prova quando mirava o primeiro lugar por ninguém menos que o chileno Elseo Salazar, conhecido pela batida com Nelson Piquet, mais de dez anos antes.