ESCSitos ESCSitos | Page 15

JORNALISMO

À conversa com um aluno de Jornalismo

MARIA MOREIRA RATO 27 JULHO, 2016

ENTREVISTA Maria Beatriz Gusmão

Fala-nos um pouco do teu curso, em que consiste e quais são as suas saídas profissionais: O meu curso é Jornalismo. Consiste na aprendizagem de conhecimentos

O que te levou a escolher o teu curso e que factores tiveste em conta? Foi a tua primeira escolha?

Foi a minha primeira escolha. Tive em conta o fator de eu gostar e também o de o que eu poderia fazer com isso, neste caso escrever e transmitir a verdade dos factos à população mundial, que são dois dos meus grandes objetivos.

No entanto, já estive noutros cursos: primeiro, no de Matemática, do qual eu não gostei quase nada. Depois, ingressei em Publicidade e Marketing (na ESCS também) mas fiquei desiludida, pois a minha primeira opção nesse ano tinha sido Jornalismo. Basicamente, lutei até conseguir entrar em algo que eu realmente apreciasse!

O que é que te surpreendeu pela positiva e pela negativa no curso?

Pela positiva, as aulas de duas cadeiras que me surpreenderam, Língua e Expressão do Português e Técnicas de Expressão do Português, lecionadas pelo Professor Jorge Trindade. Também o professor me surpreendeu, pois ele, possui um conhecimento elevado acerca da língua e gramática portuguesas. Pela negativa, o ambiente que se vive no curso, pois não me identifico assim muito com algumas pessoas que o frequentam.

Como tem sido a experiência de estudar nesse curso? O que é que te marcou mais?

A experiência tem sido boa, estou a gostar imenso deste curso. Marca-me a informação que tenho sobre o mundo, muito mais alargada, tal como alguns dos professores, que me têm transmitido conhecimentos preciosos! Também me marca aquilo que sei sobre como fazer Jornalismo, não tinha noção da sua complexidade!

Como descreverias a tua adaptação ao ensino superior? Quais foram os teus principais desafios?

Foi uma adaptação lenta e relutante. Os principais desafios foram mentalizar-me de que depois disto vou para um meio profissional e que já sou adulta (e focar-me no estudo), sendo que no Secundário podia estar um pouco mais dispersa e mesmo assim obter bons resultados.

15