PUBLICIDADE E MARKETING
Produções de sucesso
Na Fim, desde o início de 2016, o ex-aluno já teve a oportunidade de trabalhar com marcas de relevo e personalidades de renome, em conteúdos de grande visibilidade, como foi o caso de “Study in Lisbon”, o vídeo viral que catapultou a empresa, ou a série de cinco documentários realizados, em 2017, para o festival Nos Alive, em parceria com o Canal 180.
Guilherme explica que “não existe um dia-a-dia normal” no trabalho de um produtor, na medida em que as alterações de planos são uma constante. “Se considerarmos o nosso trabalho de zero a dez, três é o nosso trabalho normal e sete é resolver problemas que chegam”, reflete. As suas funções passam
por “estar num projeto desde o
momento zero até ao último minuto”, acompanhando cada detalhe, desde a receção do pedido do cliente, passando por questões como o planeamento de ideias, coordenação de equipas, logística de equipamentos, filmagens e acompanhamento de pós-produção, até à apresentação do conteúdo final.
O escsiano considera que um dos aspetos mais importantes da área é saber lidar com pessoas. “Eu acho que, no cinema e na televisão, as pessoas são muito criativas e, às vezes, não conseguem distinguir a criatividade do lado prático, mas nós não podemos ser simplesmente quem lhes corta as pernas”, reflete, defendendo que “é preciso sabermos dizer a mesma coisa de uma forma boa de ouvir e tentar arranjar um equilíbrio entre o que querem e o que é possível”.
13