22
Não era possível não notar algo assim. Entrei, estava escuro mas no fundo dela, tinha um feixe de luz. Quando me aproximei, notei que todos os pelos do meu braço se arrepiaram. Vi o que parecia ser uma cova. Quando me ajoelhei, limpei a terra e consegui ver o sinal de uma cruz. Virei para o outro canto e notei que havia mais delas. Tinha mais covas. Fui limpando a terra em cima de cada uma e encontrei mais crucifixos. Notei que havia duas divisões, uma parte era mais bem cuidada e havia escritos embaixo das cruzes. Eram pedidos de perdão, dedicatórias a filhos falecidos. A outra metade me incomodava, somente as cruzes vermelhas, sem nada escrito. Quando me ajoelhei para observar melhor, senti o gelado da lâmina da faca de Helena embaixo da minha orelha e descendo pela nuca. Sem querer abaixei minha cabeça e senti as gotas de sangue caindo no meu colo. Minha guarda estava ao lado dela implorando que não me matasse, prometendo que eu não iria contar nada.
Valentina era a guarda que foi designada para me acompanhar. Ela sempre me ajudava, em tudo que precisava. Era uma das únicas que não mediam as palavras perto de mim. Foi ela quem me contou sobre a revolta, a criação desses estados, os costumes e as histórias do Povoado Y. Me agradeceu mais de uma vez por levar comida ao II Comando. Me ensinava tudo o que eu precisava aprender. Me permitiu acessar alguns documentos que elas haviam guardado, fotografias e cartas do Povoado Y antes da revolta.
Agora entendi o motivo dela estar chorando e implorando pela minha vida. Nos tornamos amigas, eu não a notava mas ela sempre estava ali, me ajudando quando eu precisava. Na hora do medo, prometi não perguntar nada e não falar sobre o que tinha visto. Helena me levantou e saiu da caverna. Valentina amarrou um pano em volta do meu pescoço e tampou o corte que estava sangrando.
Gabriela telésforo able to subscribe and receive future issues of your publication. This is an ideal solution for building your reader base.
Please note that this is intended for publishing periodicals, not standalone publications.