Empreendedorismo e
inovação como forma de
resistência
Nascido em Salvador, Paulo Rogério Nunes conviveu desde cedo com o racismo na cidade mais negra do Brasil. Ainda na faculdade, enquanto se formava em Publicidade, percebeu que discutir a diversidade e a exclusão era uma coisa teórica e pouco prática. Assim, resolveu dedicar sua carreira profissional a dar visibilidade aos problemas sociais da forma mais eficaz possível, criando espaços de discussão e empoderamento econômico, profissional e profissional.
Assim, Paulo Rogério tornou-se consultor de diversidade, ajudou a criar o Instituto Mídia Étnica, o Portal Correio Nagô e a aceleradora Vale do Dendê, que apoia startups da área criativa e digital e que tem como objetivo transformar Salvador na cidade mais inovadora do Brasil. Empreendedor, tem vasta experiência no estudo sobre mercados multinacionais e inovação social, é palestrante e consultor afiliado ao Berkman Klein Center da Universidade Harvard e foi convidado para fazer a palestra de abertura no primeiro evento internacional da Obama Foundation, em Chicago.
Paulo Rogério estuda o racismo nas redes sociais e a inclusão no meio digital, além de coordenar um projeto que mapeia iniciativas de jovens que estão produzindo inovação e tecnologias para o combate ao racismo na rede, de aplicativos à vlogs. Com esta experiência ele já percorreu 20 países participando de atividades sobre o tema da diversidade e em 2011, recebeu um prestigioso fellowship profissional da Fulbright na Universidade de Maryland (EUA) para estudar “Jornalismo e Novas Mí¬dias”.
11
Quem é Paulo Rogério Nunes?
Texto: Mônica Odília.