EFICIENTE 01 | Page 10

Ser um Autista não determina o tamanho de um sonho

por Robson Corrêa

Com ajuda do pai, estudante autista supera dificuldades e conclui curso de edificações no Campus de Palmas

O número de pessoas com autismo aumenta em a cada ano.

Um estudo divulgado pelo CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, revela que uma criança a cada 100 nasce com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com isso, estima-se que no Brasil existem dois milhões de autistas, e o que torna a questão mais grave é o preconceito e a falta de tratamento adequado.

Autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

É importante ressaltar que os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal, e tem grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado

Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda.

O estudante de 22 anos, Darin Thopsom Oliveira que é portador da Síndrome de Asperger, concluiu no último semestre o Curso Técnico em Edificações. O curso tecnólogo é oferecido pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), no Campus de Palmas, e visa formar profissionais que sejam capazes de aprender , desenvolver raciocínio lógico, trabalhar em equipe, compreender e resolver problemas reslacionados à obras e estrutu- ras prediais. Como apoio, Darin teve a companhia especial do pai, Michel Penha, David, de 48 anos, durante a realização do curso, que viu na chance de estudar junto com o filho a oportunidade de abrir para ele um novo mundo. “Eu sempre gostei de construção e o pro pósito principal era tentar dar ao meu filho uma ajuda como pai, para que ele pudesse ter uma interação social melhor do que a que ele tem em casa, com vizinhos e amigos. Eu queria ajuda-lo nesse processo de interação social, pois sei que é mui to difícil pra ele. Eu sinto que ele so fre por não conseguir ser quem ele gostaria de ser, se não fosse o asper ger”, conta Michel emocionado. Segundo a Associação Brasi leira de Autismo, o Transtorno do Espectro Autista caracteri za-se por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três a- nos de idade, e que se define sempre por desvios qualitati- vos na comunicação, na inte- ração social e no uso da imagi nação.

"O ser humano é dono do seu próprio destino e a cada um cabe o esforço de dar o melhor de si no que faz"