Designado por alguns psicólogos, o conceito de Nativos Digitais ou geração Y, é aplicado aos que nasceram após 1980 até meados de 1990, e que se desenvolveu em meio aos avanços tecnológicos.
Para a geração atual estar desconectada é praticamente impossível. Quase uma crise de identidade. Para os nativos digitais não há um mundo real e a internet, pois tudo está conectado na mesma realidade.
Os Nativos Digitais cresceram utilizando as tecnologias e aprenderam a utilizar os recursos tecnológicos com muita naturalidade e por isso não sentem medo das inovações encarando-as com naturalidade. Estamos na era em que as pessoas são capazes de ler, ouvir música, conversar nas redes sociais, de maneira simultânea.
É extremamente comum encontrarmos jovens de diversas classes sociais e idade, andarem pelas ruas com fone de ouvido e tocadores de MP3 e MP4, telefones celulares para trocar mensagens de textos, postarem informações em redes sociais, falar com os amigos.
Para o pesquisador e educador Marc Prensky (2001), os jovens estão acostumados a conseguir informações de forma rápida e costumam recorrer primeiramente a fontes digitais e à Web antes de procurarem nas mídias impressas. Por esses comportamentos e atitudes e dominar a tecnologia digital como uma linguagem, Prensky os descreve como Nativos Digitais, uma vez que “falam” a linguagem digital desde que nasceram. São pessoas acostumadas a obter informações de maneira ágil e por
6
OS NATIVOS
DIGITAIS