Edição n.º 188 do Jornal do MURPI A VOZ DOS REFORMADOS – MARÇO/ABRIL 2024 | Page 3

Em foco
EDITORIAL
Março / Abril 2024 | A Voz dos Reformados 3

Em foco

MURPI comemora Dia Internacional da Mulher

O MURPI enviou uma saudação ao Movimento Democrático de Mulheres ( MDM ) no Dia Internacional da Mulher , 8 de Março , quando se comemora os 50 anos do 25 de Abril , « data histórica do levantamento militar que nos restituiu a liberdade e a democracia ».
« Nós , homens e mulheres , reformados , pensionistas e idosos , transportamos na vida dezenas de anos de luta contra a opressão , a segregação social e a injustiça » e « sentimos a importância de a continuarmos » a lutar « contra as desigualdades sociais , a violência doméstica e outras formas de violência sobre as mulheres », afirma a Confederação na saudação , frisando : « Juntos caminhamos na luta pela igualdade de direitos e pela valorização da mulher na sociedade ». No dia 8 de Março , o MDM desenvolveu em todo o País 65 acções afirmando a atualidade de Abril e a imprescindibilidade dos seus valores progressistas de liberdade , conquista de direitos , igualdade e paz , bem como reclamando as condições fundamentais para a emancipação e a igualdade na vida das mulheres . Neste dia , destaque para a iniciativa « O estendal das nossas lutas », que levou à Assembleia da República o protesto e a exigência de medidas concretas pela igualdade e resolução dos principais problemas que afetam a vida das mulheres . No dia 23 de Março , em Lisboa , teve lugar uma Manifestação Nacional de Mulheres , sob o lema « Mulheres de Abril somos com igualdade temos futuro ».
CURPI A 8 de Março , Isabel Gomes , presidente do MURPI , participou num

141 anos da « Voz do Operário »

O MURPI esteve presente na sessão solene que assinalou o 141 .º aniversário da Sociedade de Instrução e Beneficência a « Voz do Operário », que aconteceu no dia 24 de Fevereiro . Integrada na comemoração , a Direção desta instituição distinguiu Álvaro Siza Vieira , figura ímpar na arquitetura nacional e mundial e , ao mesmo tempo , um grande homem de Abril , com uma muito relevante intervenção cívica . « A sua mundividência constrói territórios de beleza e afeto , lugares de futuro e vontade », sublinha a Sociedade . almoço com as mulheres da Comissão Unitária de Reformados , Pensionistas e Idosos ( CURPI ) de São João da Talha . Numa breve intervenção , a dirigente salientou que a data também assinala os « passos dados para a igualdade de género ». Com o 25 de Abril de 1974 , sublinhou , « deixámos de pedir autorização para sair do País », « podemos estudar , trabalhar , ser independentes a nível financeiro », « aderir a sindicatos de classe », « participar em associações », como aquela onde se encontrava , e « eleger e ser eleitas para cargos públicos ou outros ». No entanto , acrescentou , « muita coisa há ainda a mudar , para que possamos dizer que a igualdade de oportunidades é um facto », conquistada com « muita luta », porque « nada nos foi dado de bandeja ! E assim , continuaremos a nossa caminhada ».

EDITORIAL

Sim , agir e consolidar o MURPI !

Casimiro Menezes
Em Abril vamos comemorar os « 50 anos da Revolução do 25 de Abril », celebrando a importância desta data libertadora na conquista de amplas liberdades , onde se inscreve a criação do Movimento dos Reformados – MURPI , que comemora , a 27 de Maio , o seu 46 .º aniversário . Os reformados , pensionistas e idosos continuam a contar com o MURPI , uma força importante que intervém , ao longo destes anos , na conquista de direitos por melhores pensões , mais saúde e fruição saudável dos tempos livres . Vamos comemorar Abril no 27 .º Piquenicão Nacional , a 16 de Junho , no Cabeço de Montachique , em Loures , com alegria e luta . Prosseguiremos a luta pela exigência da concretização das principais medidas do nosso Caderno Reivindicativo , num contexto político mais difícil , resultante dos resultados eleitorais , que se expressou numa maioria de deputados de direita na Assembleia da República ; iremos dar entrada no Parlamento , em conjunto com a Inter-Reformados / CGTP-IN , de uma petição pela exigência da criação de uma rede de equipamentos e serviços de apoio à terceira idade e das promessas eleitorais , não desistindo de prosseguir a luta pelo aumento mínimo de 70 euros nas pensões mais baixas , com retroativos a Janeiro de 2024 , e o aumento de 7,5 por cento nas restantes . Continuaremos a lutar contra o aumento do custo de vida e a carestia nos transportes públicos que limitam a mobilidade , e pelo direito à proteção social . Vamos resistir , com todas as forças , e defender as funções sociais do Estado , como a Saúde e a Segurança Social , alvo de interesses privados . Continuaremos a reivindicar o funcionamento dos serviços públicos , com qualidade e proximidade . Vivemos tempos de inquietação com a marcha da guerra contra o indefeso povo palestiniano , por um lado , e a luta pela paz em todo o mundo , por outro . Condenamos os gastos obscenos em material de guerra , que agravam ainda mais as condições de vida das pessoas vítimas da guerra . Façamos destas comemorações uma oportunidade para agir e consolidar o MURPI , afirmando a necessidade de continuar a Revolução do 25 de Abril .