Edição n.º 186 do Jornal do MURPI A VOZ DOS REFORMADOS – NOVEMBRO/DEZEMBRO 2023 | Page 7

Vida Associativa
Évora
Amora
Tortosendo
Braga
Montemor-o-Novo
FARPIL
Novembro / Dezembro 2023 | A Voz dos Reformados 7

Vida Associativa

A verdade e a mentira sobre o aumento das pensões

Isabel Quintas
O Governo tem , nos últimos meses , utilizado os aumentos de pensões atribuídos em 2023 como argumento de propaganda da sua governação . Todavia , analisando detalhadamente as decisões do Executivo PS sobre o aumento das pensões , verificamos que a verdade é que os pensionistas continuaram a perder poder de compra e viram negados aumentos a que legalmente tinham direito . Em Janeiro de 2022 , o Governo decretou um aumento de pensões entre 4,83 por cento e 3,89 por cento , tendo a inflação sido de 7,83 por cento , segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas ( INE ). Assim , o facto do Governo ter decidido o pagamento de um adicional em Outubro , correspondente a meia pensão , não cobriu , de forma nenhuma , o aumento dos bens essenciais verificado em 2022 , o que se traduziu numa perda do já magro poder de compra da generalidade dos pensionistas e reformados .

Évora

Como aquela parcela da meia pensão não fazia parte da pensão a atualizar em Janeiro , porque foi um aumento avulso sem integração no valor da mesma , o aumento a atribuir em Janeiro de 2023 também ficou prejudicado em termos reais . Em 2023 , o Governo decidiu , de forma inaceitável , suspender a aplicação das disposições , regidas pela Lei 53- B / 2006 , de que resultariam aumentos entre 8,6 e 7,3 por cento . Não podemos esquecer que esta Lei foi sempre aplicada , desde 2007 , em contextos de baixo crescimento económico e baixa inflação , e que se traduziu ao longo de 15 anos em aumentos miseráveis ou inexistentes . Em vez disso , atribuiu aumentos entre 4,89 e 3,89 por cento , sendo que o próprio Governo previa uma inflação superior a 5 por cento para 2023 . De salientar que os bens essenciais , nomeadamente os alimentares , aumentaram sempre em percentagem superior à inflação oficial .
49 anos da Associação , ali teve lugar um convívio agradável , com animação musical .

Amora

BREVES

Protestos em todo o País O MURPI levou a cabo ações de protesto em todo o País durante o ano de 2023 , entre elas uma petição entregue na Assembleia da República que foi objeto de uma audição parlamentar . Devido à luta dos pensionistas e reformados dirigida pelo MURPI , o Governo viu-se obrigado a proceder a uma atualização extraordinária das pensões em Julho de 2023 . Esta atualização de 3,57 por cento incidiu sobre o valor da pensão de Dezembro de 2022 , sendo que o montante adicional de Julho , vulgarmente conhecido como subsídio de férias , não foi objeto desta atualização e foi pago pelo valor da pensão de Junho . Estes malabarismos do Governo prejudicaram seriamente os pensionistas e reformados , que se viram espoliados dos aumentos a que tinham legalmente direito desde Janeiro , entre 8,6 e 7,3 por cento , como já referimos atrás . É preciso recordar que até Outubro
cipou na Jornada Nacional do MUR- PI , no dia 27 de Outubro , em Lisboa . Em Novembro comemorou-se o São Martinho . de 2023 , segundo dados do Banco de Portugal , a Segurança Social apresentou um saldo de 3 886,1 milhões de euros , uma variação positiva de 988,3 milhões de euros face ao período homólogo de 2022 . É inaceitável que o Governo do PS , com uma situação financeira favorável , tenha a insensibilidade social de manter as pensões médias de velhice , invalidez e sobrevivência abaixo do limiar da pobreza . É à custa da pobreza de largas camadas da população portuguesa , nomeadamente dos reformados , pensionistas e idosos , que faz propaganda com a redução da dívida e com o excedente orçamental . A luta dos reformados , pensionistas e idosos tem de continuar em 2024 em todo o País , em torno das exigências do nosso Caderno Reivindicativo , nomeadamente pelo aumento de 7,5 por cento em todas as pensões , com um mínimo de 70 euros . ( Subtítulos da responsabilidade da redação )

Tortosendo

A Associação Humanitária e Respeito pelos Idosos de Évora ( AHRIE ) completou , em Outubro , 44 anos de existência . Por seu lado , a Assembleia Geral da Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Malagueira marcou para 16 de Dezembro eleições para os órgãos sociais para o quadriénio de 2024 / 2027 .

Braga

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso , a Associação de Reformados de Braga realizou , em Outubro , um convívio num restaurante do concelho da Póvoa de Lanhoso , que contou com a presença de 80 pessoas . Para além de assinalar os
A Associação de Reformados , Pensionistas e Idosos de Amora ( ARIFA ), Seixal , comemorou , no dia 3 de Novembro , os seus 44 anos de vida , com uma sessão solene para sócios e familiares . A animação musical esteve a cargo do Grupo Coral e Instrumental « Os Flamingos ». No dia 10 de Novembro comemorou-se o São Martinho com muita animação .

Montemor-o-Novo

A Associação de Reformados , Pensionistas e Idosos ( ARPI ) de Montemor- -o-Novo realizou , no dia 30 de Outubro , uma Festa da Poesia . O Grupo de Cantares desta ARPI também parti-
A União de Reformados , Pensionistas e Idosos do Tortosendo realizou , no dia 9 de Novembro , o seu tradicional magusto . No dia 16 de Dezembro tem lugar um almoço de Natal para associados e familiares no restaurante Monreal .

FARPIL

Na Assembleia Geral da Federação das Associações de Reformados , Pensionistas e Idosos de Lisboa ( FARPIL ), realizada no dia 23 de Novembro , nas instalações da ACRPIS , em Sacavém , foi aprovada por unanimidade uma moção « Acerca do envelhecimento em Portugal e da proteção social que lhes é dispensada , ou não ». O documento reclama das entidades responsáveis uma rede pública de estruturas residenciais para pessoas idosas , de forma a responder « aos problemas estruturais que persistem no âmbito da Rede de Equipamentos e Serviços de Apoio à Terceira Idade , que necessitam de respostas estruturais , que é uma responsabilidade primeira do Estado , e agora também das autarquias locais ». A FARPIL quer ainda ver implementada – entre outras medidas – uma « verdadeira » Rede Integrada de Apoio à Pessoa Idosa , mais apoio às Associações de Reformados , Pensionistas e Idosos , a valorização anual das reformas e pensões , bem como o reforço de prestações sociais , como o Complemento Solidário para Idosos .