Edição n.º 183 do Jornal do MURPI A VOZ DOS REFORMADOS – MAIO/JUNHO 2023 | Page 7

Vida Associativa
Madeira
Montemor-o-Novo
Sobralinho
Pinhal dos Frades
Maio / Junho 2023 | A Voz dos Reformados 7

Vida Associativa

Jornal ao serviço das justas lutas dos reformados

A Federação Distrital de Setúbal do MUR- PI promoveu , dia 1 de Abril , no Feijó , um encontro de reformados , pensionistas e idosos . A necessidade de partilhar , promover e aumentar o número de assinaturas do jornal « A Voz dos Reformados » foi uma das conclusões .
Esta reunião contou com a presença de cerca de 60 pessoas , dirigentes da Confederação e da Federação do MURPI , dirigentes de associações de reformados , dirigentes de universidades seniores , associados do movimento associativo de reformados e outras reformados e pensionistas . Uma das primeiras ilações extraídas é que só com uma maior divulgação de « A Voz dos

Reforçar a sustentabilidade da Segurança Social

O economista Eugénio Rosa publicou um estudo intitulado « A sustentabilidade financeira da Segurança Social e a diversificação das fontes de financiamento », com dados e reflexões sobre a situação da Segurança Social e a situação dos pensionistas . Em 28 slides apresentados numa audição em que participou na Assembleia da República , Eugénio Rosa mostra , utilizando dados oficiais , que « é uma falácia a afirmação propagada pelo Governo e pelos defensores dos fundos de pensões que a Segurança Social é insustentável ». No estudo , o economista apresenta também um conjunto de propostas para reforçar a sustentabilidade da Segurança Social . Alerta ainda os trabalhadores e pensionistas para o facto de o Governo ter nomeado uma comissão de « peritos » [ donde foram afastados
Reformados » é possível ultrapassar a « cortina de silêncio » que a comunicação social faz das iniciativas do MURPI . « É uma ferramenta de comunicação e de transmissão de saber . Terá de ser um instrumento importantíssimo para reforço das convicções e para a confiança dos reformados e pensionistas na razão das suas justas reivindicações e luta e prol dos seus direitos », concluiu-se . Este é também o jornal « daqueles que entendem que o tempo da reforma é tempo de ação , de participação , de intervenção e de fruição de todos os bens do nosso património cultural , humanístico e ambiental . Partilhá-lo , promovê-lo e dar uma boa contribuição para aumento de aumento de assinaturas , será uma tarefa importante .»
os representantes dos trabalhadores e pensionistas ] que brevemente apresentará conclusões , prevendo-se que sejam contrárias aos seus interesses e direitos ( pensões mais baixas para os futuros pensionistas e aumentos de pensões inferiores à inflação para os atuais pensionistas ), e depois utilizadas pelo Governo para tomar medidas que fragilizam a Segurança Social e as pensões .
OIT Em resposta a um inquérito da Organização Internacional do Trabalho ( OIT ), o MUR- PI considerou ser « fundamental um novo olhar para o modelo de Rede de Equipamentos e Serviços de Apoio à Terceira Idade », que « é necessário ampliar », e alertou para a necessidade de « melhoria da proteção social nas situações de dependência ».
A 12 de Abril , dia em que foi discutida a petição « Pela reposição do poder de compra de todas as pensões », centenas de reformados , pensionistas e idosos concentraram-se frente a Assembleia da República . Exigiram um aumento mínimo de 60 euros para todas as pensões e a criação de um cabaz de bens essenciais com preços fixos

Madeira

A nova direção da Associação dos Reformados , Pensionistas e Idosos da Região Autónoma da Madeira ( ARPI- RAM ) foi recebida , no dia 13 de Abril , pelo Governo Regional da Madeira . Na reunião , a Associação manifestou as suas maiores inquietações como a « difícil » situação económica e social que afeta milhares de pensionistas e pessoas idosas daquela Região Autónoma , « em consequência das baixas reformas , realidade essa que provoca desigualdades gritantes e uma crescente injustiça social ». Entre outras medidas já apresentadas ao Parlamento e ao Governo Regional da Madeira , a ARPIRAM reclama um acréscimo extraordinário regional às pensões de reforma ( 80 euros para pensões e reformas até 1080 euros ) como forma de fazer face ao aumento do custo de vida . Defende , igualmente , que se alterem os apertados e seletivos critérios regionais para a atribuição do subsídio de insularidade para reformados e pensionistas .

Montemor-o-Novo

No dia 22 de Abril , o Parque de Exposições de Montemor-o-Novo acolheu um almoço para comemorar o 44 .º aniversário da Associação de Reformados , Pensionistas e Idosos ( ARPI ) de

BREVES

Montemor-o-Novo . Foram centenas de idosos a conviver , a dançar e a divertir-se , numa tarde de festa e confraternização . A iniciativa contou com a presença de Isabel Gomes , presidente do MURPI .

Sobralinho

A Associação de Reformados , Pensionistas e Idosos do Sobralinho participou , no dia 13 de Abril , na Festa da Flor , organizado pela Câmara de Vila Franca de Xira e pela Comissão Municipal de Apoio à Pessoa Idosa . A Associação participou também no evento « Maio Maduro Maio – Tributo ao Paulo de Carvalho » e visitou a CIMPOR .

Pinhal dos Frades

A Associação de Reformados , Pensionistas e Idosos ( ARPI ) de Pinhal dos Frades , Seixal , comemorou , no dia 24 de Maio , o seu 33 .º aniversário com uma sessão solene comemorativa . Ali atuou o Grupo de Utentes do Centro de Dia , o Grupo Coral e Instrumental « Laços de Ternura » e as Classes de Ginástica de Manutenção . No dia 28 de Maio , a ARPI participou na Caminhada integrada no âmbito do Agita Seixal .