10
Salta Circuitos
Cidade sagrada de Quilmes (Tucumán)
A origem dos Quilmes é um mistério, mas a forma como viviam ainda nos dá algumas respostas. Sua cidade sagrada, escondida nas profundezas do Vale de Santa María ou Yokavil, é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Argentina. A cidade está construída na colina Alto del Rey a 1.800 metros acima do nível do mar e a 163 km da cidade de San Miguel de Tucumán. Atualmente, os visitantes podem visitar a cidade restaurada com suas casas e locais de culto, guiados por membros da comunidade de Quilmes que fornecem referências históricas e culturais ao local.
Os Quilmes foram um povoado indígena que alcançou um imenso desenvolvimento social e econômico; no século XVII tinha 3.000 habitantes na área urbana e 10.000 na área circundante.
No sopé da colina, o turista poderá observar as reconstruções da área residencial, encimada por uma fortaleza localizada no topo e duas fortalezas de ambos os lados, na cornija.
Conhecido como "Pago a la Pachamama", algo como "Tributo à Mãe Terra", em português, o ritual é o momento de compartilhar tudo o que se colheu na temporada anterior. É como dar de comer e de beber à terra ("corpachada"), cerimônia em agradecimento por tudo o que ela ofereceu
Recém inaugurado o Centro de Interpretação da Cidade Sagrada dos Quilmes. Foi erguido com base numa construção já existente onde funcionava um museu e uma feira de artesanato. Foi totalmente remodelado para gerar um espaço interpretativo que transmita e perpetue a memória ancestral deste povo originário.
Nenhum visitante pode caminhar por Tucumán sem saber que o mesmo terreno que pisa ao percorrê-lo foi aquele que os congressistas pisaram em 1816 para declarar a independência do poder espanhol na Casa Histórica.